O trabalhador rural Raimundo Nonato da Silva, de 30 anos, foi ferido por uma cobra da espécie jararaca. O acidente ocorreu na noite desta segunda-feira,17, no Ramal 80, que fica na Transacreana, no quilômetro 90.
Raimundo estava em um acampamento, onde vários trabalhadores se alojam para realizarem o trabalho de manejo, que corresponde a retirada de madeira da floresta. Segundo ele, já estava deitado, quando deu vontade de urinar, momento que se distanciou do acampamento e foi até uma área de mata, em seguida, foi atacado pela serpente, que deu o bote, e o atingiu na perna esquerda.
Imediatamente, o trabalhador foi colocado dentro de uma caminhonete por terceiros e levado até o Pronto Socorro de Rio Branco. Na unidade de saúde, o homem chegou em estado de saúde estável. Raimundo desceu sozinho do veículo e caminhou até a entrada de emergência, onde foi recebido pelos profissionais de plantão.
Sobre a cobra Jararaca
Jararaca é a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.
Espécie: Bothrops jararaca, da ordem Squamata, da família Viperidae e do gênero Bothrops.