Ícone do site Ecos da Noticia

Você vai se surpreender: Veja os 10 animais mais letais para os seres humanos

Crocodilo-de-água-salgada – Crocodylus porosus (Foto: Domínio Público/ WikimediaCommons)

Já falamos aqui no Vida de Bicho sobre os animais mais perigosos, os mais venenosos e também os mais bravos. No entanto nenhuma dessas listas contempla especificamente as espécies mais letais para os seres humanos.


O portal CNET, com base em dados da Fundação Gates e da National Geographic, identificou quais bichos mais matam humanos todos os anos, alguns às vezes até esquecemos que são animais. Confira a lista!


10. Crocodilos: 1 mil pessoas por ano

Crocodilo-do-nilo – Crocodylus niloticus (Foto: Dewet/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

9. Tênias: 2 mil pessoas por ano

Uma tênia geralmente entra em um hospedeiro humano através de alimentos ou água contaminados com seus ovos. As pessoas podem passar anos sem sintomas antes que a infecção se torne grave.


8. Lombriga: 2.500 pessoas por ano

Os vermes são, sim, animais e as lombrigas podem se tornar parasitas do corpo humano quando ingeridas em alimentos e água contaminados. Elas se instalam no intestino delgado e podem interferir na absorção nutricional, causar reações nos tecidos e até levar ao bloqueio intestinal à medida que os vermes crescem.


7. Escorpiões: 3.250 pessoas por ano

Escorpião-imperador – Pandinus imperator (Foto: Michael L. Baird/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Existem apenas algumas espécies de escorpião com veneno potente o suficiente para matar um ser humano, entre eles o escorpião-amarelo-da-palestina, o escorpião-negro e o escorpião-amarelo-brasileiro. Crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido são especialmente vulneráveis ​​às neurotoxinas liberadas por esses aracnídeos.


6. Caramujo de água doce: 10 mil pessoas por ano

Caramujo de água doce – Biomphalaria straminea (Foto: Francisco8cross/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Os caracóis de água doce carregam o parasita da esquistossomose, que pode causar desde erupções cutâneas e problemas digestivos, até infertilidade e câncer de bexiga.


5. Barbeiro: 10 mil pessoas por ano

Barbeiro – Triatoma infestans (Foto: Domínio Público/ WikimediaCommons)

O inseto transmite o parasita responsável pela doença de Chagas através de suas fezes. A patologia desencadeia imediatamente sintomas agudos, que podem incluir inchaço grave do coração ou do cérebro. Complicações da doença causam cerca de 10 mil mortes anualmente.


4. Moscas tsé-tsé: 10 mil pessoas por ano

Moscas tsé-tsé – Glossina morsitans (Foto: Alan R Walker/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

A doença do sono é causada por um parasita transmitido pela mosca tsé-tsé. Apesar de ter tratamento, a doença infecta principalmente as áreas rurais, onde o diagnóstico pode ser inacessível.


3. Cães: 25 mil pessoas por ano

Cão (Canis lupus familiaris) da raça beagle (Foto: Canva/ CreativeCommons)

Apesar de serem considerados os melhores amigos do homem, os cachorros são responsabilizados por aproximadamente 25 mil mortes por ano. A maioria delas é causada pela transmissão da raiva.


2. Cobras: 50 mil pessoas por ano

Cascavel-chifruda – Crotalus cerastes(Foto: nmoorhatch/ Commons/ CreativeCommons)

As pessoas têm razão em temer as serpentes, pois elas estão em segundo nesse ranking. Embora as chances de morte por picada de cobra em áreas urbanas sejam próximas de zero, outras regiões do mundo não têm acesso imediato a cuidados médicos.


1. Mosquitos: 1 milhão de pessoas por ano

Mosquito anófeles – Anopheles (Foto: Domínio Público/ WikimediaCommon)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), picadas de mosquito matam cerca de 1 milhão de pessoas a cada ano. A maioria delas é causada pela malária, embora a febre do Nilo Ocidental e a dengue também estejam entre as doenças letais.


Vida de Bicho
Sair da versão mobile