Ícone do site Ecos da Noticia

SESC levará espetáculo de dança de forma gratuita a escolas públicas de Rio Branco

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc) vai levar o espetáculo de dança contemporânea “Cubo” para algumas escolas públicas da capital acreana e para Universidade Federal do Acre (Ufac). As atividades compõe o projeto Cenas Itinerantes.


Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Marilda Gouveia recebem a apresentação na próxima terça-feira 27. Já na quinta-feira, 29, o espetáculo será promovido nas Escolas Gloria Perez e Sebastião Pedroza.


Com entrada gratuita, a apresentação artística de dança é promovida na Ufac, no dia 7 de outubro.


O espetáculo explana o comportamento humano brasileiro (Foto: Ascom Sesc)

Sobre o espetáculo


Cubo é um espetáculo de dança contemporânea baseado na teoria de ocupação do espaço Knesfera, de Rudolf Laban. O espetáculo é um resultado de uma pesquisa realizada pelos diretores do Coletivo Iluminar, Jhon Gomes (diretor coreográfico), Marcos António (diretor artístico) e Victor Onofre (produtor executivo) no ano de 2020 a 2021, e que teve como referencial os elementos visuais geométricos existentes no cotidiano e nas visualidades contemporâneas.


O espetáculo explana o comportamento humano brasileiro (Foto: Ascom Sesc)

O espetáculo explana o comportamento humano brasileiro a partir da ocupação do espaço utilizando a dança, de relatos reais da vida cotidiana utilizando as figuras geométricas em consonância com o corpo. A Kinesfera, ou Cinesfera, é um conceito criado pelo dançarino e coreógrafo Rudolf Laban para denominar o espaço que há em torno do dançarino enquanto este dança, se movimenta ou se desloca.


Laban é referência na grande área das Artes Cênicas por criar a sua própria gramática do movimento, a qual é exposta no livro O domínio do Movimento.


Projeto Cenas Itinerantes

O projeto Cenas Itinerantes visa garantir o acesso ao teatro por meio do circuito de espetáculos nas escolas municipais e estaduais, como estratégia para formação de plateia e novos pensadores, fazedores e produtores artísticos.


A Gazeta do Acre


Sair da versão mobile