Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Russos correm para comprar passagens de avião e sair do país, após Putin anunciar mobilização de tropas

This video grab taken from a handout footage released by the Russian Defence Ministry on March 7, 2022 shows a purported Russian tank unit advancement in the Kyiv region. (Photo by Russian Defence Ministry / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / Russian Defence Ministry" - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O anúncio do presidende da Rússia, Vladimir Putin, de uma mobilização parcial para reforçar suas tropas na Ucrânia causou uma corrida dos russos aos sites de companhias aéreas nesta quarta-feira (21) para tentar sair do país o mais rápido possível.


Inicialmente, a mobilização afeta 300 mil reservistas, mas, segundo o Ministério da Defesa, 25 milhões de russos são mobilizáveis para se juntarem às fileiras do Exército no leste e sul da Ucrânia.


De acordo com a ferramenta de estatística Google Trends, que permite saber a frequência com que uma palavra é digitada no Google, as buscas na Rússia pelos termos “passagens” e “avião” mais que dobraram desde às 6h desta quarta-feira, no início do discurso gravado de Vladimir Putin.


A região de Belgorod, que faz fronteira com o nordeste da Ucrânia e que tem sido atingida por ataques ucranianos desde o final de fevereiro, ocupa o primeiro lugar na lista de locais onde essas buscas na Internet foram realizadas.


As passagens para voos diretos para os destinos mais próximos – Armênia, Geórgia, Azerbaijão ou Cazaquistão – estão esgotadas para hoje, informa o site Aviasales, muito popular na Rússia.


Na direção de Istambul, com a Turkish Airlines, uma das principais rotas de avião para sair do país desde as sanções ocidentais e o fechamento do espaço aéreo europeu, “todos os voos estão cheios” até sábado.


Na AirSerbia, para chegar a Belgrado, o próximo voo com assentos disponíveis é para segunda-feira (26).


Os preços das passagens aéreas domésticas para cidades próximas às fronteiras dispararam, como evidenciado pelas passagens oferecidas de Moscou a Vladikavkaz (sul) por mais de US$ 750, em comparação com apenas US$ 70 normalmente.


No início da ofensiva russa na Ucrânia, houve um primeiro êxodo de russos que se opuseram à invasão, ou temiam a mobilização.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias