O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), se reuniu com Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, neste domingo (11). Segundo Lula, Marina lhe apresentou “propostas para um Brasil mais sustentável, mais justo e que volte a proteger o meio-ambiente”.
O reencontro entre Lula e Marina representa uma reaproximação dos dois políticos após anos de afastamento. Marina foi ministra do Meio Ambiente do governo do ex-presidente entre 2003 e 2008. No ano seguinte, deixou o PT e foi candidata à Presidência da República em 2010, pelo PV, enfrentando Dilma Rousseff, candidata petista. Candidatou-se ao mesmo cargo pelo PSB em 2014 e pela Rede em 2018.
“Hoje, a meu convite, depois de muitos anos, reencontrei com Marina Silva. Relembramos da nossa história, desde quando nos conhecemos. Conversamos por duas horas e ela me apresentou propostas para um Brasil mais sustentável, mais justo e que volte a proteger o meio-ambiente”, escreveu o ex-presidente em uma rede social.
“Foi uma boa e necessária conversa onde pude apresentar propostas para um Brasil mais justo e sustentável”, disse a ex-ministra também em uma rede social.
O PT busca uma reaproximação com Marina, que é candidata ao cargo de deputada federal nas eleições deste ano, e ofereceu a ela o cargo de vice-governadora de São Paulo na chapa de Fernando Haddad, como publicou o blog da jornalista Ana Flor.
A ex-ministra negou e disse que prefere trabalhar para consolidar a Rede e, por isso, prefere ser candidata a deputada federal.
Marina é considerada uma “puxadora” de votos importante e capaz de ampliar as vagas do partido na Câmara dos Deputados.