Nos ajustes finais para as eleições deste ano, uma reunião reuniu representantes das forças de segurança do Acre que vão atuar no dia do pleito, na manhã desta quarta-feira, 29, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), em Rio Branco.
Na ocasião, foram elaboradas ações estratégicas para o próximo domingo, dia 2 de outubro.
O encontro, coordenado pelo presidente do TRE, desembargador Francisco Djalma, e pelo vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Laudivon Nogueira, contou com a participação de representantes das policias Militar, Civil, Federal, PRF, Corpo de Bombeiros, Justiça Federal, Ministério Público Federal e Estadual.
O diretor-geral da Polícia Civil do Acre, delegado Henrique Maciel, falou sobre a importância de unir todas as forças de Segurança, e da atuação da polícia Judiciária no dia do pleito.
“Iremos trabalhar em todos os municípios. Efetivamente estaremos em Manoel Urbano, Santa Rosa, Assis Brasil e Porto Walter. Nas demais cidades estaremos de forma complementar. Vamos apoiar de forma efetiva em todo o processo eleitoral”, explicou.
O delegado da Polícia Federal, Felipe Peres Fachineli, salientou que o trabalho conjunto já está sendo feito há três meses. “Estamos fechando o planejamento com ‘chave de ouro’. Cerca de 300 agentes da Polícia Federal atuarão nas eleições, sendo 200 na capital.
O presidente do TRE, desembargador Francisco Djalma, comentou que a cada nova eleição são firmadas e reafirmadas a estabilidade, transparência, paz, segurança e absoluto respeito à soberania popular.
“Essa é a missão que nos foi dada, e essa é a missão que cumpriremos nesse domingo! Agradeço a cada um dos senhores por se fazerem presentes e colaborarem com esse esforço em favor do nosso país, da nossa sociedade. Estamos na reta final, e, com certeza, esse será um pleito tranquilo”, ressaltou o magistrado.
Alguns pontos que você precisa saber:
Uso de arma – O porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente.
Uso do celular – Os eleitores que estiverem portando celulares ou equipamentos de transmissão, gravação ou filmagem deverão desligá-los e colocar em uma mesa, próxima à cabine de votação.
“Segundo a resolução do TSE, a recusa em cumprir a regra acarretará o impedimento de votar, e a ocorrência deverá ser registrada na ata da seção eleitoral pelo presidente da mesa receptora. A força policial também poderá ser acionada, caso necessário, com a devida comunicação ao respectivo juiz eleitoral”, explicou o desembargador.
Lei Seca
Os Juízes das nove zonas eleitorais do Acre expediram portarias que proíbem o consumo de bebidas alcóolicas, no Âmbito do Estado, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais abertos ao público.
Fonte/ A Gazeta do Acre