Categorias: Cidades ECOS TURISMO

Cruzeiro do Sul comemora 118 anos de história, uma das mais belas cidades do Acre

Publicado por

Vista aérea de trecho do rio Moa, no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. A unidade de conservação é o quarto maior parque nacional do Brasil e uma das regiões mais biodiversas da Amazônia. FOTO DE HUGO C M COSTA

Cruzeiro do Sul, a Capital do Juruá, comemora nesta quarta-feira (28), 118 anos de fundação. A Terra dos Nauas é conhecida pelas ladeiras, resultado do choque entre placas tectônicas, leva o nome da constelação que ocupa menor área no céu meridional e fica próximo ao Polo Sul, mas é a mais conhecida entre os brasileiros.


Além disso, a constelação serve como relógio, pois a linha formada por suas estrelas Alfa e Gama giram em torno do polo em aproximadamente 24 horas. A constelação também está na Bandeira do Brasil e dá o nome à Ordem militar mais importante do país.


Rio Croa tem águas escuras com características de lago e coberto por vitórias-régias com árvores centenárias como a samaúma e a seringueira ao longo de suas margens/Foto: Marcos Vicentti

O segundo município mais populoso do Acre fica há aproximadamente 632 km da capital Rio Branco e enfrenta dificuldades de logística devido a uma BR-364 precária, mas é, sem dúvidas, um dos mais bonitos do Acre com sua arquitetura alemã, influência direta de missionários alemães da Igreja Católica, possui construções e monumentos que simbolizam e guardam a história do Acre, como a Catedral Nossa Senhora da Glória, as belezas naturais do Igarapé Preto, a calmaria do Rio Moa, a energia do Rio Crôa, de águas escuras com características de lago e coberto por vitórias-régias com árvores centenárias como a samaúma e a seringueira ao longo de suas margens.


Catedral Nossa Senhora da Glória/Foto: reprodução

Além disso, parte do Parque Nacional Serra do Divisor, que atrai dezenas de turistas todos os anos, fica em Cruzeiro do Sul. A farinha que tem até selo de qualidade e os biscoitos de goma estão entre os produtos que fazem parte da identidade do Acre.


Vista aérea de trecho do rio Moa, no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre. A unidade de conservação é o quarto maior parque nacional do Brasil e uma das regiões mais biodiversas da Amazônia.
FOTO DE HUGO C M COSTA

Para comemorar o aniversário do município, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul retomou o tradicional Festival da Farinha, que teve início na segunda-feira (26) e encerra nesta quarta, com desfile cívico que ocorre às 17 horas e apresentações de artistas locais.


Nas redes sociais, o governador Gladson Cameli (Progressistas), que estará no desfile cívico ao lado do prefeito Zequinha Lima, parabenizou sua terra natal:


“Minha terra natal comemora hoje 118 anos de muita história. Meus parabéns a todos os cruzeirenses por esta data tão especial e cheia de significado. Em Cruzeiro, segundo município mais populoso do nosso Acre, estamos levando muitos investimentos que o povo merece, como a duplicação da AC-405, a OCA do Juruá, a UPA e tantas outras obras que estão mudando a vida das pessoas. Contem comigo para fazer ainda mais por Cruzeiro do Sul e todo Vale do Juruá”, escreveu.


O prefeito Zequinha também se manifestou. “18 anos de trabalho, superação, alegrias, hospitalidade, resiliência, amor e de muita história pra contar! Parabéns para nossa sempre linda Cruzeiro do Sul, que completa 118 anos. Um lugar diferente e cheio de orgulho de nosso povo e de nossas tradições. Amamos nossa terra, nosso lugar!”.


Contilnet


Compartilhar
Publicado por