Ícone do site Ecos da Noticia

Criminosos adotam nova estratégia e vão adiante; saiba como é o golpe do retrovisor

Uma nova forma de aplicar golpes tem sido adotada por criminosos no Brasil. Trata-se do Golpe do Retrovisor. Um vídeo circula na internet e mostra como os golpistas agem para enganar os motoristas e roubar os seus pertences. A abordagem pode acontecer de diferentes formas, mas o resultado é sempre o mesmo.


Alguns anos atrás ficou conhecido o golpe da batida, em que os criminosos forjavam uma batida no trânsito para que o motorista do carro saísse do veículo. Com isso, os roubos eram feitos. O Golpe do Retrovisor parece uma atualização deste.


Golpe do Retrovisor

O Golpe do Retrovisor acontece da seguinte forma: o criminoso esbarra no retrovisor do carro, pode estar de moto, de bicicleta ou até mesmo a pé, o intuito é fazer com que o motorista deixe o carro para conferir o que aconteceu.


Com o forte impacto, o motorista tende a sair do carro e se distrair com o falso “acidente”, é nesse momento que o golpista anuncia o assalto.


Essa situação é mais comum em centros urbanos, onde o tráfego de carros é maior e o trânsito é mais congestionado. Mas nada impede que a prática aconteça em outras localidades com menos movimento.


A abordagem pode ocorrer de diversas formas. Não necessariamente com a batida no retrovisor. Ao pedir uma informação, se passar por um trabalhador, simular qualquer tipo de acidente, os criminosos podem agir.

Como evitar o Golpe do Retrovisor?

Como essas ocasiões são difíceis de prever, algumas dicas básicas podem ajudar os motoristas a não cair nesse tipo de golpe. A primeira delas é evitar parar em locais desertos, sem muita movimentação. Busque, sempre que possível, lugares com maior segurança para estacionar.


Mantenha os vidros e as portas sempre travadas. Além disso, é recomendado evitar andar com relógios e jóias à mostra quando estiver dirigindo.


Caso batam no carro, evite descer do veículo imediatamente e tente estabelecer contato com a pessoa que bateu e sugira ir para um posto, conveniência e até mesmo um ponto policial, ou seja, um lugar mais movimentado, para que possam resolver a situação.


Por último, evite abrir o vidro do carro quando pedirem informações ou em qualquer outro tipo de situação.


Registre o Golpe do Retrovisor

Caso o crime aconteça ou o motorista perceba a tentativa, é muito importante registrar, para que os dados possam levar as autoridades a adotarem medidas para tentar evitar esses tipos de crimes.


A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, afirma que não há registros recentes desse tipo de crime. Por isso, informar as autoridades é fundamental.


Seu Credito Digital


Sair da versão mobile