Ícone do site Ecos da Noticia

Cortejo com caixão de rainha Elizabeth II chega à ao palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo

Cortejo chega ao palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo. — Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis/Pool

Depois de mais de seis horas de viagem pela Escócia, o cortejo da rainha Elizabeth II chegou a Holyroodhouse, palácio que foi fundado como um mosteiro em 1128. Na residência oficial da família real na Escócia, o corpo da rainha descansará na Sala do Trono.


O caixão deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda (12). Depois, ele seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O Rei Charles e outros membros da família real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.


Neste domingo (11), o caixão com o corpo da Rainha Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, onde ela morreu, e iniciou o traslado para Edimburgo pouco depois das 6h no horário de Brasília, percorrendo 280 km. A viagem durou por volta de 6 horas.


Depois do longo trajeto passando pelas cidades de Dundee e Aberdeen, o caixão chegou à capital escocesa por volta do meio-dia no horário de Brasília. No carro fúnebre, a princesa Anne, filha da rainha, acompanhou toda a viagem.


Em Edimburgo, as calçadas ao longo da rota foram protegidas com barreiras para que escoceses e visitantes pudessem ver a procissão passar pela Royal Mile, a rua mais famosa da capital escocesa, que liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse.


Homenagens continuam


O funeral da rainha Elizabeth II será dia 19 de setembro, confirmaram no sábado (10) o Palácio de Buckingham e o site oficial da Família Real.


“O Funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro, às 11:00 horas [no horário de Londres, 7h no horário de Brasília]. Antes do Funeral de Estado, a Rainha repousará em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens”, diz o comunicado.


Em Londres, o caixão será transportado em procissão do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster na próxima quarta-feira (14) para despedidas dos britânicos até o dia do funeral de Estado.


O primeiro funeral de Estado desde o do ex-primeiro-ministro Winston Churchill em 1965 receberá dezenas de líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA Joe Biden, e atrairá milhões de pessoas.


Veja como será o protocolo nos próximos dias:


Fonte: G1


 


Sair da versão mobile