posto village ezgif.com gif to avif converter

Chefe da Otan afirma que ‘referendos falsos’ na Ucrânia violam direito internacional

Os “referendos falsos” na Ucrânia são uma “violação flagrante do direito internacional”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta terça-feira (27).


“Os falsos referendos realizados pela Rússia não têm legitimidade e são uma violação flagrante do direito internacional. Essas terras são a Ucrânia”, escreveu o chefe da Otan no Twitter.


Stoltenberg disse que tinha acabado de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com quem ele “deixou claro que os aliados da Otan são inabaláveis ​​em [seu] apoio à soberania da Ucrânia e ao direito de autodefesa”.



Adesão

Nesta terça-feira (27), a agência de notícias estatal russa RIA informou que os primeiros resultados parciais da votação de quatro regiões da Ucrânia ocupadas pela Rússia, que começaram na sexta-feira (23), mostraram uma esmagadora maioria de residentes a favor da adesão à Rússia.


De acordo com a RIA, as contagens iniciais mostraram apoio à adesão variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.


No entanto, os referendos são classificados como “uma farsa”, pela capital Kiev e pelo o Ocidente.


A votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões – Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson – que compõem cerca de 15% do território ucraniano.


O processo abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas. Depois disso, ele poderia classificar qualquer tentativa ucraniana de recapturá-las como um ataque à própria Rússia.


Ele disse em 21 de setembro que estava disposto a usar armas nucleares para defender a “integridade territorial” da Rússia.


A Ucrânia tem advertido repetidamente que a anexação russa de territórios adicionais destruiria qualquer chance de negociações de paz.


Fonte/ CNN BRASIL


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias