O candidato do PT para o Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, participou na manhã desta sexta-feira (30) de uma coletiva de imprensa com o candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB). Em sua fala, o petista criticou o horário do debate da TV Globo.
Na avaliação do ex-presidente, o embate, que teve início somente às 22h30, deveria ter sido feito “em um sábado à tarde, num domingo” para que os trabalhadores conseguissem assistir.
“É inexplicável você levar um debate até 2h30 da manhã. […] Senão a gente faz um debate que começa às 22h30, é importante para uma parcela da sociedade. Mas depois da meia-noite achar que o povão, que a gente quer falar, está assistindo é nos enganar”, acrescentou.
O ex-presidente também chamou o último debate entre candidatos à Presidência da República de “cansativo” porque “você fala três minutos” e fica muito tempo “na reserva”.
Apesar disso, Lula reconheceu que o evento é sempre importante, pois é uma chance de se encontrar com os adversários e “poder trocar algumas formas”.
Antes de domingo (2), primeiro turno das eleições, Lula fará caminhada em Salvador e em Fortaleza, e, no sábado (1°), deve fazer uma caminhada em São Paulo com o candidato ao governo do estado Fernando Haddad (PT).
Dia 2 de outubro
Durante a coletiva de imprensa, o ex-presidente também pediu para que as pessoas saiam de casa para votar nestas eleições.
“Levante e vá cumprir com o seu dever cívico, porque assim você tem o direito de cobrar. […] Possivelmente é a votação mais importante que você vai dar na história”, destacou.
O petista disse ainda que o PT (Partido dos Trabalhadores) está à disposição, junto com seus aliados, para fazer as mudanças necessárias que o país precisa, mas reconheceu que, se eleito, serão quatro anos “muito difíceis”.
“Vamos precisar de mais pessoas do que nós, dos setores progressistas e a esquerda. Vamos ter que trazer uma parcela significativa da sociedade, do mundo intelectual e acadêmico, para participar com a gente”.
Fonte/ Portal Yahoo.com