O número de brasileiros que vivem em situação regular em Portugal nunca foi tão alto: são 252 mil em 2022. Uma quantia recorde! Os números estão de acordo com o levantamento feito pela SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. A saber, o órgão é o principal responsável pelo setor de imigração do país europeu.
O que mais impressiona é que os dados não incluem quem tem dupla cidadania de Portugal ou de outro país da União Europeia e tampouco quem reside de forma irregular no país. A quantia representam um acréscimo de pouco mais de 23% em relação à contagem realizada no final do ano passado. A seguir, saiba mais sobre.
Número de brasileiros em Portugal atinge recorde
Com os novos vistos de trabalho aprovados pelo Parlamento, o fluxo migratório do Brasil para Portugal só tende a crescer. No entanto, as medidas ainda não foram totalmente implementadas. De acordo com o texto da nova política imigratória, aprovada em Julho, os estrangeiros que pertencem à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) poderão permanecer em Portugal por 120 dias, com direito a mais 60 dias, para que consigam contrato de trabalho, condição para o visto de permanência.
Mas quais seriam esses países? Os países da CPLP são Angola; Brasil; Cabo Verde; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; Moçambique; Portugal; São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ademais, durante o período do visto, o profissional pode dar entrada na autorização de residência (AR) para regularizar a moradia, se for contratado. Para conseguir o documento, o cidadão não pode ter antecedente criminal e tem que ter passagem de retorno ao país de origem, já que o visto é temporário.
Por fim, se não houver nenhum contrato de trabalho firmado dentro do prazo estabelecido, a regra diz que os estrangeiros da CPLP deverão deixar Portugal, mas poderão solicitar novo pedido do visto um ano após o vencimento do documento anterior.
Antes de mais nada, é preciso estar em dia com os documentos no país. Por isso, se você pretende se mudar para Portugal, a recomendação é que você regularize o seu processo para evitar as situações que a clandestinidade impõe a muitos imigrantes. Como? Veja logo abaixo:
- Passaporte: o 1º passo do planejamento para trabalhar em Portugal é fazer o passaporte, ou verificar a data de validade do seu se já tiver um.
- Emprego garantido: o 2° passo é ter um contrato de trabalho ou uma promessa de trabalho, pois este item é obrigatório para conseguir o visto. Por isso, você deve se empenhar em buscar emprego por lá para que se mude já com a garantia de começar a trabalhar em seguida.
- Visto: se você não tiver cidadania europeia (ou portuguesa), é necessário ter um visto de trabalho.
Ou seja, atender a este checklist acima é fundamental! Então, fique atento!