Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (18) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 47% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%. O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro.
A diferença entre os dois candidatos, de 15 pontos percentuais na média nacional, apresenta ampla variação nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minais Gerais e Rio de Janeiro (veja cenário com todos candidatos abaixo).
Em território paulista, Lula tem 44% das intenções de voto, contra 31% de Bolsonaro, diferença de 13 pontos percentuais. No início de julho, o petista tinha 43%, contra 30% do atual presidente – ou seja, a margem segue sem alteração.
Em Minas Gerais, Lula tem vantagem de 20 pontos percentuais sobre Bolsonaro, registrando 49% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente. Há pouco mais de um mês, a margem era a mesma, com o petista registrando 48%, ante 28% do candidato à reeleição.
Já no Rio de Janeiro, a diferença é menor, apenas de 6 pontos percentuais: Lula tem 41%, contra 35% de Bolsonaro. Na última pesquisa, as pontuações eram de 41% e 34%, respectivamente.
Nos três estados, que representam 40,77% do eleitorado brasileiro, a diferença entre os dois candidatos se manteve estável, dentro de margem de erro informada pelo Datafolha. O sudeste tem sido importante ponto de disputa entre Lula e Bolsonaro, que deram início às suas campanhas eleitorais em estados da região.
São Paulo
- Lula (PT) – 44%
- Jair Bolsonaro (PL) – 31%
- Ciro Gomes (PDT) – 9%
- Simone Tebet (MDB) – 3%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Pablo Marçal (Pros) – 1%
- Roberto Jefferson (PTB) – 1%
- Eymael (Democracia Cristã) 1%
- Em branco/nulo – 7%
- Não sabe – 2%
Minas Gerais
- Lula (PT) – 49%
- Jair Bolsonaro (PL) – 29%
- Ciro Gomes (PDT) – 6%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Pablo Marçal (Pros) – 1%
- Em branco/nulo – 8%
- Não sabe – 4%
Rio de Janeiro
- Lula (PT) – 41%
- Jair Bolsonaro (PL) – 35%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- Simone Tebet (MDB) – 3%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Pablo Marçal (Pros) – 1%
- Felipe d’Avila (Novo) – 1%
- Em branco/nulo – 8%
- Não sabe – 2%
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Foram ouvidas 5.744 pessoas face a face entre terça-feira (16) e esta quinta (18). A pesquisa, encomendada e divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-09404/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.
Fonte: CNN Brasil