Eleições 2022: mulheres formam maioria na busca pela vice-governadoria

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Quatro chapas ao governo do Estado do Acre, nas “Eleições 2022”, escolheram mulheres para a vice-governadoria. O número representa a maioria nestas eleições. Um cenário local bem diferente dos anos anteriores, porém, bastante presente em outras regiões do país.


Candidato à reeleição, Gladson Cameli (PP) escolheu a senadora Mailza Gomes (PP) como candidata a vice-governadora. Natural do Mato Grosso do Sul (MS), Mailza tem 45 anos.


Na chapa do Agir, de David Hall, a escolhida foi Jorgiane Carneiro. Nascida em Brasiléia, é empresária e tem 49 anos.


A federação União Brasil (UB) apresentou o senador licenciado Márcio Bittar como candidato ao Palácio Rio Branco. O paulista terá também uma conterrânea na chapa majoritária. Trata-se da médica, Georgia Micheletti, de 45 anos. Georgia nasceu em Sorocaba (SP).


Por fim, o PSOL de Nilson Euclides escolheu uma cruzeirense como candidata a vice. Agente Administrativa de profissão, Jane Rosas, de 46 anos.


ÚNICA MULHER



A deputada federal, Mara Rocha (MDB) é a única mulher que vai disputar o governo do Estado nas eleições deste ano. Rocha tem como candidato a vice-governador, o produtor agropecuário Fernando Zamora, de 54 anos, natural de Martinópolis.


CENÁRIO NACIONAL


Em todo o Brasil, 37 mulheres encabeçam chapas para o governo. Vinte delas possuem representação no Congresso Nacional. Na disputa pela presidência, duas chapas são 100% formadas por mulheres: Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU). Outras duas como Soraya Thronicke (UB) e Sofia Manzano (PCB) compõe chapa com homens.


Fonte: AcreNews


Por Wanglézio Braga


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias