Ícone do site Ecos da Noticia

Cientistas criam “córnea” com pele de porco para restaurar visão em humanos

Os pesquisadores usaram moléculas de colágeno derivadas da pele de porco que foram altamente purificadas e produzidas em condições estritas para uso humano. No processo de construção do implante, os pesquisadores estabilizaram as moléculas de colágeno soltas e formaram um material robusto e transparente que poderia resistir ao manuseio e implantação no olho.


Os pesquisadores também desenvolveram um novo método minimamente invasivo para tratar a doença do ceratocone, na qual a córnea fica tão fina que pode levar à cegueira. Hoje, a córnea de um paciente com ceratocone em estágio avançado é removida cirurgicamente e substituída por uma córnea doada, que é costurada usando suturas cirúrgicas.


Com o novo método, o cirurgião não precisa remover o próprio tecido do paciente. Em vez disso, é feita uma pequena incisão, por onde o implante é inserido na córnea existente.


Vale lembrar que, além dessa “córnea”, os porcos têm sido muito estudados para suprir as necessidades da doação de órgãos. No Brasil, o governo de São Paulo anunciou um investimento de quase R$ 50 milhões para o desenvolvimento de pesquisas sobre xenotransplantes. A projeção é que já em 2025, a população já pode passar a contar com esse avanço da medicina.


Fonte: Canaltech


Sair da versão mobile