A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) confirmou nesta segunda-feira (15) que mais casos suspeitos de Monkeypox foram registrados no Acre.
Trata-se de um homem de 34 anos e uma criança de 6 anos, além dos demais membros da família. O adulto é morador do estado do Mato Grosso e está em Rio Branco a trabalho.
Ele relata que viajou à Europa há 20 dias. Apresentou lesões cutâneas no último dia 7 de agosto, negou ter sentido febre e/ou dores de cabeça e no corpo.
Esteve no Pronto Atendimento da Unimed na manhã desta segunda-feira, realizou coletas e foi liberado com orientação de isolamento fora da Unidade de Saúde por 21 dias ou até sair o resultado dos exames.
A criança do sexo masculino é de Rio Branco e deu entrada na UPA da Sobral também nesta segunda, apresentando febre e erupções cutâneas pelo corpo.
A mãe relata viagem em família para o município de Brasileia com passagem em Cobija, na Bolívia, há 18 dias.
Outras duas pessoas da mesma família apresentaram sintomas, uma de três anos e outra de 17 anos, sendo orientados a passarem por avaliação na unidade de saúde. O paciente segue internado em isolamento na UPA da Sobral.
O CIEVS ACRE e CIEVS Rio Branco seguem com acompanhamento e investigação do caso.
Atualização Monkeypox ACRE:
Confirmado – 1
Descartados – 6
Suspeitos UF ACRE – 6
Suspeitos outra UF – 1
Total: 14
O estado do Acre segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica, seis casos suspeitos residentes do estado do Acre e um residente de outro estado aguardando resultado em Rio Branco.