posto village ezgif.com gif to avif converter

Vítimas de queda de helicóptero morreram de politraumatismo, informa Polícia Civil

Helicóptero caiu por volta das 6h50 do dia 12 de julho de 2022 em Boa Vista — Foto: Yara Ramalho/g1 RR

A Polícia Civil informou que o piloto Agnaldo Pereira da Costa, de 55 anos, e o passageiro Vilmar Carpinski, de 47 anos, morreram vítimas de politraumatismo causado pela queda de helicóptero ocorrido na terça-feira (12), na zona rural de Boa Vista. O resultado do laudo foi divulgado nessa quarta (13).


Politraumatismo é qualquer tipo de situação onde exista lesão grave de, pelo menos, dois órgãos ou duas partes distintas do corpo causadas por forças externas de natureza física (choque) ou química (queimadura).


O acidente aconteceu em uma área de chácara, na região do Água Boa. O helicóptero bateu na linha de transmissão de alta tensão energia.


Com a colisão do helicóptero nos fios, oito municípios atendidos pelo eixo Sul ficaram sem energia por um tempo: Mucajaí, Caracaraí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Cantá. A energia foi restabelecida no mesmo dia.


De acordo com a Civil, os corpos das vítimas já foram liberados para os familiares realizarem o sepultamento.


O acidente é apurado pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão que fica em Manaus (AM) e é ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).


O que é politraumatismo?

Os politraumatismos podem incluir lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna, hemorragias, perda de membros (amputações), queimaduras extensas, cegueira, perda auditiva e múltiplas fraturas ósseas.


A gravidade das lesões está relacionada com a energia desprendida no momento da colisão — por isso acidentes aéreos costumam ser muito graves ou fatais, pela alta velocidade. Mas isso inclui outros desastres: acidentes de trânsito representam a principal causa de de politraumatismo na população devido ao excesso de velocidade e distração com o uso do celular ao dirigir.


Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o politrauma é a principal causa de morte em indivíduos jovens nos países ocidentais. Quando não leva a óbito, as lesões podem deixar sequelas permanentes que podem acarretar problemas psicológicos e sociais.


G1RR


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias