Pesquisadores criam concreto que faz calçadas gerarem eletricidade para iluminação pública

Já pensou se o concreto usado para construir calçadas, pontes, lajes e prédios pudesse produzir eletricidade para o seu entorno? Pois os pesquisadores Orlando Gutiérrez Obeso e Euxis Kismet Sierra Márquez, doutores em Tecnologias Avançadas pelo Instituto Politécnico Nacional do México, não só pensaram no assunto como já construíram um protótipo da inovação.


Trata-se de um concreto que, para além de sua composição usual como areia, cimento, brita e água, conta com elementos orgânicos em seu preparo que o tornam apto a captar radiação solar e gerar corrente elétrica quando em contato com o sol. Entre eles, o mineral perovskita e um composto de óxido de cálcio e titânio.


Na prática, significa que o material consegue produzir e conduzir eletricidade, garantindo que, em um futuro bem breve, calçadas, pontes e outras construções de concreto possam gerar energia para, por exemplo, iluminar vias públicas ou ainda para recarregar carros elétricos.


Os pesquisadores começaram a pensar na inovação motivados pelo fato de o México se encontrar no chamado Cinturão Solar do planeta, área privilegiada em termos de incidência da radiação do sol. De tão promissor, o protótipo ainda em fase de testes laboratoriais, já levou o prêmio internacional Polytechnic Entrepreneurship Award, que reconhece ideias empreendedoras politécnicas, na categoria Soluções para o Futuro. A multinacional Samsung também já está de olho nos pesquisadores para investir na tecnologia.


Sabe qual outro país está no Cinturão Solar do mundo? O Brasil!


Fonte/


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias