Ícone do site Ecos da Noticia

Em Rio Branco, família venezuelana busca atendimento em UPA com suspeita de varíola dos macacos

Família venezuelana busca atendimento em UPA com suspeita de varíola dos macacos — Foto: GETTY

Uma família venezuelana procurou a UPA da Sobral, em Rio Branco, nessa sexta-feira (29), com suspeita de varíola dos macacos. O pai, de 21 anos, a mãe, de 27, chegaram na unidade de saúde com o filho de 3 anos relatando que estavam com sintomas característicos da doença.


A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou que a família esteve na UPA e que foi submetida a exames, mas ressaltou que apenas a mãe e a criança apresentam algum tipo de lesão, sendo assim, a secretaria reconheceu dois casos suspeitos da doença no estado, já que o homem segue sem sintomas.


A análise que comprova a suspeita deve sair em 20 dias. Após ser atendida, a família foi liberada, pois os três estavam clinicamente bem. Eles foram liberados para cumprir isolamento após a coleta de material para exames.


Com mais essas duas notificações, o estado tem nove casos suspeitos da doença, sendo que apenas um foi confirmado, cinco descartados e três seguem em investigação. As amostras coletadas no Acre são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais.


Ainda de acordo com a Sesacre, a família teria saído da Venezuela e entrado no Acre pela fronteira com o Peru, no dia 25 de julho.


O último casos oficializado pela Sesacre ocorreu ainda na sexta (29). A investigação é feita em uma mulher, de 54 anos, moradora de Cruzeiro do Sul, interior do estado.


Ela deu entrada no Hospital Regional do Juruá com lesões na pele que apareceram há três meses, época em que se mudou da França para a cidade acreana.


O caso foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Regional Alto Juruá na sexta. A Vigilância Epidemiológica Municipal também acompanha o caso.


No último dia 25, o primeiro caso da doença foi confirmado no estado. O resultado de dois exames de casos suspeitos, que ainda estavam em investigação, chegaram da Funed na segunda e deles deu positivo.


O paciente, de 27 anos, viajou para o exterior e, em seu retorno, apresentou febre, cansaço físico e pápulas espalhadas pelos braços e abdômen, sendo notificado no último dia 11, pela Unimed. Ele foi a quinta notificação, registrada em 12 de julho.


Nota da Saúde


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recebeu neste sábado, 30, mais duas notificações de casos suspeitos de monkeypox no município de Rio Branco.


Os pacientes, sendo eles um jovem de 21 anos, a esposa de 27 anos e o filho de 3 anos, todos de origem venezuelana, deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, na última sexta-feira, 29, e foram liberados para cumprirem isolamento após a coleta de material para exames.


A família teria saído de seu país de origem e entrado no estado por meio da fronteira com o Peru, no dia 25 de julho deste ano.


Sair da versão mobile