Menos de duas semanas após anunciar a demissão do argentino Fabián Bustos, o Santos já tem um novo nome para o comando do clube. O técnico Lisca, que estava no Sport, foi anunciado como novo técnico na quarta-feira (20).
Em má fase na temporada após a derrota para o Avaí, na Ressacada, na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, ainda sob o comando do interino Marcelo Fernandes, e com apenas quatro vitórias nos últimos 16 jogos, o alvinegro praiano intensificou as buscas por um treinador definitivo. Ao seu lado, chegam o auxiliar técnico Márcio Hahn e o preparador físico André Volpi.
“Muito feliz por essa oportunidade em um gigante do futebol brasileiro. O Santos FC é um clube histórico e estou empolgado demais. Acredito que possamos fazer um grande trabalho”, disse Lisca em sua chegada.
Conhecido como “Lisca Doido”, o técnico de 49 anos deixa o Sport após três semanas no cargo e apenas cinco partidas representando a equipe rubro-negra, com duas vitórias e três empates. No último duelo, o Leão da Ilha não conseguiu sair do 0 a 0 em casa contra o Vila Nova. A partida ficou marcada pela reação dos torcedores pernambucanos que souberam dos boatos envolvendo a saída do treinador durante o intervalo e iniciaram uma série de protestos na arquibancada.
No currículo, o Santos passa a ser o 21º clube treinado por Lisca. Ao longo da carreira, o profissional ganhou reputação por treinar clubes que lutam contra o rebaixamento – em especial após uma recuperação histórica com o Ceará, na Série B de 2015. Ele também passou por Náutico, Sampaio Corrêa, Joinville, Internacional, Paraná, Guarani, Criciúma, América-MG e Vasco, sem conquistar títulos em nenhum deles.
Se no Sport o técnico almejava o acesso à Série A, a situação no Santos para este ano deve ser diferente. Com o clube eliminado da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, a missão de Lisca deve ser evitar uma queda inédita para a segunda divisão. Apesar de estar na 10ª posição, o Peixe se encontra a apenas quatro pontos de distância da zona da degola.
O clube também atravessa uma série de reformulações internas, com Newton Drummond assumindo o cargo de gerente-executivo de futebol após a saída de Edu Dracena.
Com menos de 20 jogos restantes na temporada, o novo comandante precisará lidar com a perda de três jogadores. O zagueiro Kaiky foi vendido ao Almería, da Espanha, e se despediu na última segunda, enquanto o volante Willian Maranhão confirmou a saída por empréstimo para o Atlético Goianiense. Já o meia-atacante Ricardo Goulart, uma das principais contratações da temporada, rescindiu contrato com o alvinegro e não faz mais parte do elenco.
Ainda sem estar inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Lisca não estará no banco de reservas para o jogo desta quarta contra o Botafogo, na Vila Belmiro. O técnico deve ter sua primeira atividade apenas na quinta-feira, em um treino no CT Rei Pelé.