A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (SESACRE), divulgou que o Acre registrou cerca de 13mil e 300 casos de doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, dentre elas a diarreia é a que mais esteve presente entre os pacientes.
Os dados da pesquisa foram consultados entre janeiro e junho deste ano.
Segundo informações do Painel N° 05/2022, os municípios da regional do Juruá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Tarauacá, apresentam notificações acima do limite superior.
Os municípios do Alto Acre, sendo Assis Brasil e Brasileia, assim como os do Baixo Acre, Acrelândia e Sena Madureira, encerraram a SE 27 acima do limite superior.
Em Rio Branco, diversos casos foram registrados e as pessoas tiveram que procurar com urgência as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
No dia 13 de junho foi ativada a Sala de Situação das Doenças Diarreicas Agudas junto com as Síndromes Respiratórias Agudas Graves, para monitoramento e envio dessas informações para toda a equipe de saúde e à população em geral.
Ao sentir os sintomas como dor abdominal, febre, sangue ou muco nas fezes, náusea, ou vômitos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para ser referenciado.