Um cachorro “se rendeu” junto com três suspeitos presos durante uma operação da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana (SP) na tarde desta quinta-feira (28). O trio foi detido com um carregamento de 1,1 tonelada de maconha em uma chácara do bairro Vila Real, em Hortolândia (SP).
Vídeo mostra cachorro que ‘se rendeu’ ao lado de donos, presos por tráfico em Hortolândia
Um vídeo gravado pelos policiais mostra o cão e os homens deitados enquanto a equipe revista o imóvel – veja acima.
De acordo com a Polícia Civil, o animal fazia a segurança da chácara onde ocorreu a apreensão da carga de maconha.
4ª fase de operação contra tráfico internacional
Segundo a Dise, o carregamento da droga saiu de Campo Grande (MS) com destino a Hortolândia (SP). A área onde ocorreu a apreensão estava sendo monitorada pelos investigadores. Com a chegada do caminhão na chácara, os suspeitos foram presos.
A droga estava separada em 1.176 tijolos. A ação fez parte da quarta fase da Operação Fronteira, em que os investigadores buscam interceptar drogas que são enviadas de outros países, passam pela região Centro Oeste e são vendidas na região de Campinas (SP).
“Nós não estamos investigando um determinado grupo, porque existem vários. (…) Com certeza, isso daqui [quantidade de droga] não daria para muito não, espalharia rapidinho”, afirmou o delegado Marco Antônio Pozetti.
O trio, um deles sendo o dono da casa, acabou levado para a sede da Dise, em Americana.
E o cachorro?
O animal, da raça rottweiler, permaneceu na casa com a dona da chácara, que não tem envolvimento com o tráfico de drogas, informou a polícia. Além dele, outros dois cães também ficaram com a mulher.
A Polícia Civil vai retornar à chácara na sexta-feira (29) para verificar as condições dos cães e avaliar a necessidade de acionar uma ONG de proteção animal.