Arraial Cultural é marcado para os dias 12 a 17 de julho em Rio Branco após dois anos suspenso

Evento vai ocorrer no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito da capital — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após dois anos suspenso por conta da pandemia da Covid-19, o Arraial Cultural do Acre já tem data para este ano. Segundo a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a 21° edição da festa ocorre nos próximos dias 12 a 17 de julho, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco.


Nos seis dias, o evento começa às 17h e vai até as 22h. Uma das principais atrações é o concurso estadual de quadrilhas juninas. Além das apresentações das quadrilhas, o espaço vai contar com barracas de comidas típicas e bebidas, brinquedos infantis e bingos. A programação completa deve ser divulgada pela FEM nos próximos dias.


Inicialmente, a Fundação tinha anunciado que o evento ocorreria entre os dias 5 e 10 de julho, mas segundo o presidente da FEM, Manoel Pedro, conhecido como Correinha, devido a outros eventos, foi preciso adiar a data do arraial para a equipe ter tempo de organizar tudo.


Para a coordenadora do evento, Laudenice Pessoa, esta edição do arraial cultural tem um valor sentimental diferente e mais forte, pelo fato de ocorrer após um momento tão difícil, que foi a pandemia.


A edição deste ano tem um forte sentido para nós, pois ela representa o retorno da alegria, da dança, das cores e de algo que faz parte de nossa identidade. Aqui [Gameleira] sempre foi um local de encontro entre amigos, famílias e as culturas juninas. Por isso esta edição é tão significativa para nós”, disse no site oficial do governo.


Edição histórica

Depois de dois anos praticamente sem apresentações, a expectativa dos quadrilheiros é das melhores. O presidente da Liga das Quadrilhas, Cimar dos Santos, disse que a ideia é que tenha a participação de quadrilhas do interior do estado para que essa seja a maior edição da história.


Ele contou que no ano passado, com apoio da Lei Aldir Blanc, teve um projeto para apresentações por meio de ‘lives’, mas com poucos participantes. E que este ano, após liberação por parte dos órgãos públicos, as quadrilhas iniciaram as preparações em abril para o tão aguardado período junino.


A liga de quadrilha já visitou alguns municípios, para buscar confirmar a participação deles no evento. Estamos trabalhando para que seja um dos maiores arraiais culturais que já tivemos. Esse ano, com certeza, tem um gostinho especial, porque passamos dois anos parados e os grupos estão com aquela ansiedade de brincar quadrilha, de levar esse entretenimento e cultura que é tão nossa para a sociedade. Para nós é uma alegria muito grande a volta do Arraial Cultural”, afirmou Cimar.


O presidente lembrou ainda que, além da parte cultural, o evento envolve a questão do empreendedorismo criativo, com a praça de alimentação, músicos que se apresentam e os brinquedos que são disponibilizados à população.


Fonte: G1AC


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias