Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

ORGULHOSAMENTE: O Acre e seus sabores em calendário gastronômico nacional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Delícias típica da região Norte.


A culinária acreana esbanja identidade, cultura e orgulho, da tradicional baixaria, prato feito à base de farinha de fubá, carne moída, cheiro-verde e ovo frito…


“baixaria”é um prato que representa cor e sustancia, feito com cuzcuz, ovos fritos, aquela carne moída e muito cheiro verde. Imagem ilustrativa retirada da Internet.

Ao tacacá, delícia elaborada com tucupí, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca, e jambú, erva abundante em nossas terras.


Tacacá, prato de origem indígena, delícia forte, e de aroma convidativo, típico da região amazônica “extremo norte”, preparado com goma, e o caldo amarelado chamado de tucupí, ambos retirados da mandioca, camarão e jambú, erva típica da região, é tradicionalmente servido “bem quente” e em cuias de “coité”.

E não para por aí! A gastronomia Acreana, esbanja sabor e opções culinárias para todos os gostos. Quem nunca saboreou aquele típico açaí, que atire a primeira pedra.


“açaí”, palmeira de fruto arredondado, de cor e sabor forte, abundante na região Norte, de onde é extraído um suco consistente de cor roxa, indispensável na preparação de vários pratos típicamente Acreanos. Imagem ilustrativa retirada da Internet.

E o que dizer da deliciosa tapioca, a senhora do dejejum de tantos Acreanos, que não abrem mão de iniciar o dia, nutridos pela força dessa iguaria regional?


“Tapioca” ou goma, é a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada, de aroma e sabor marcante, pioneira no prato Acreano. Imagem ilustrativa retirada da Internet.

O Acre tem cores e sabores, que se apresentados por quem não tem “a mão”, jamais serão conhecidos como manda o figurino, e nem de longe passará no crivo dos que sabem o que é o sabor genuíno da sua comida. Quem não gosta do queridinho e crocante “quibe de arroz”?


“Quibe de arroz”, é um prato típico acreano, que consiste em um bolinho de arroz, recheado com carne moída temperada com ervas, e muito cheiro verde, o quitute é servido frito, e crocante. Imagem ilustrativa retirada da Internet.

A autora dessa humilde matéria, se dá ao luxo de expressar sua admiração pela gastronomia acreana, afirmando que: “O que se pode dizer diante de tantas delícias, é que o paladar e a criatividade acreana, vão muito além de qualquer expectativa, e que a nossa comida, só sabe apreciar como se deve, aquele que tem “bom gosto, língua e muito borogodó!”


Rio Branco, Cruzeiro do Sul, e Tarauacá, são os presentes no planejamento gastronômico do Ministério do Turismo, tornando-se parte do calendário gastronômico, desenvolvido pela pasta.


Parceria entre Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo,  junto ao Ministério do turismo.


“Cadastramos os principais produtos, eventos, feiras, festivais, projetos, roteiros, e rotas já consolidadas, e outras com potencial de crescimento, além de iniciativas diretamente ligadas ao Turismo Gastronômico, realizadas nos municípios acreanos. Os três foram os escolhidos. É gratificante apresentar e enaltecer nossa comida, e convidar o Brasil e o mundo, para provar os nossos sabores”,  frisou a chefe do Departamento de Turismo, Sofia Brunetta.


Essa semana foi divulgado o resultado da pesquisa, para mapeamento dos principais produtos, projetos, ações e eventos, realizados no país, relacionados ao Turismo Gastronômico para a criação do calendário.


Entre os produtos aclamados, destacam-se a farinha de Cruzeiro do Sul, detentora do “Selo de Indicação Geográfica”, e considerada a melhor do Brasil, o açaí, a tapioca, a castanha do Brasil, a mandioca, o abacaxi, e o nosso tacacá. 


Façam suas escolhas e bom apetite! 


“A iniciativa trará turista interessados em nossa culinária. Venham… Temos muito a oferecer!  Nossos pratos típicos, representam o sabor da nossa terra, da nossa cultura, e do nosso bravo e lindo povo, com toda sua acreanidade e BOROGODÓ!”. 


E DÁLE ACRE!


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias