Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

SUS tem primeiro medicamento para casos leves de covid-19

Foto: reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Ministério da Saúde incorporou o medicamento composto pelos antivirais nirmatrelvir e ritonavir ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o primeiro medicamento para tratamento de pacientes com quadro leves a moderados de covid-19 e alto risco de complicações a ser incluído na rede pública.


A decisão foi publicada na sexta-feria, 6, no Diário Geral da União e a pasta tem 180 dias para disponibilizar o medicamento no SUS.


O medicamento será ofertado para pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos. O tratamento só poderá ser utilizado em caso de teste positivo para covid-19 e em até cinco dias após início dos sintomas.


De acordo com pesquisas, a droga que mistura dois antivirais ajuda a reduzir a evolução da doença para quadros graves. A associação medicamentosa entre o nirmatrelvir e o ritonavir é http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada por via oral.


O nirmatrelvir é uma molécula inibidora de uma importante enzima do SARS-CoV-2. Com isso, o medicamento impede que o vírus se multiplique.


Já o ritonavir inibe a ação de uma enzima que degrada o nirmatrelvir. Com isso, potencializa a ação do medicamento.


Mais medicamentos no SUS

No mês passado, o Ministério da Saúde incorporou o medicamento baricitinibe para casos graves da covid-19. O medicamento de uso oral é indicado para tratar pacientes adultos hospitalizados com a doença e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.


Fonte: Catraca Livre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias