Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

SC investiga caso de hepatite grave em Itajaí

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive) de Santa Catarina informou nesta segunda-feira (9) que está monitorando um caso suspeito de um tipo de hepatite aguda de etiologia desconhecida em uma criança de 7 anos de Itajaí, no Litoral Norte. Segundo o órgão, as vigilâncias municipal e estadual estão acompanhando o caso.


Segundo a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), a criança deu entrada no Hospital Pequeno Anjo em Itajaí em 4 de maio apresentando quadro de hepatite aguda. Entre os sintomas, ela tinha pele e olhos amarelados, náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal.


A criança recebeu atendimento e recebeu alta hospitalar por apresentar bom estado geral.Segundo o governo, ela, o caso foi notificado ao Ministério da Saúde pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Santa Catarina (CIEVS-SC) em 6 de maio.


“A SES-SC mantém a investigação do caso, em conjunto com o município de Itajaí e o Hospital Pequeno Anjo, com apoio do Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN-SC) para a realização dos exames laboratoriais necessários à elucidação do caso”, informou, em nota, a pasta.


Alerta


Em 27 de abril, o governo catarinense emitiu uma nota aos municípios alertando sobre casos da doença, de causa desconhecida, que têm sido registrados em crianças de vários países. No Brasil, o Ministério da Saúde informou sexta-feira (6) que estava monitorando sete casos suspeitos.


No mundo, mais de 200 casos foram identificados, especialmente na Europa. Nos Estados Unidos, 109 estão sob investigação. Na quinta-feira (5), Argentina e Panamá reportaram um primeiro caso cada.


g1 SC procurou o Ministério da Saúde nesta manhã, e aguardava retorno até as 10h50.


O que é hepatite?


A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Os principais vírus que causam hepatite são A, B, C, D e E. Há ainda as hepatites autoimunes, que são doenças crônicas em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.


Hepatite de etiologia desconhecida em crianças


A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerada incomum, segundo a Dive. Tanto que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Resultados preliminares dos casos de hepatite de etiologia desconhecida investigados até o momento apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.


É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas característicos de hepatite aguda nas crianças, como vômitos, diarreias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser avaliadas e tratadas de forma adequada.


Fonte/ G1.globo


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias