Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Metade dos venezuelanos que entraram no Brasil tem pretensão de permanecer no país, mostra pesquisa

Foto: divulgação Acnur
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A presença de venezuelanos nas ruas de vários estados do país, principalmente na região Norte, incluindo o Acre, deve aumentar daqui para frente. Pesquisa revela que, dos mais de 717 mil venezuelanos que chegaram ao Brasil desde janeiro de 2017, quase metade (47%) resolveu ficar e viver no país.


Por meio do trabalho da Operação Acolhida, uma força-tarefa criada em 2018 pelo governo brasileiro, com a participação de agências das Nações Unidas e organismos internacionais, muitos desses migrantes foram interiorizados – ou seja, enviados para cidades do interior do país, onde há oportunidades de trabalho e moradia.


Atualmente, 75% dos pedidos para permanecer no país são para residência. Desde o ano passado, o governo brasileiro simplificou os procedimentos de autorização de residência temporária, por dois anos. Em 2018, o primeiro ano da Operação Acolhida, 65% dos pedidos de permanência eram para refúgio, quando a pessoa deixa seu país de origem por motivo de perseguição ou uma situação de grave violação de direitos humanos. Hoje, esse tipo de pedido corresponde a 25%.


De 2018 para cá, houve mudança no perfil do venezuelano que busca o Brasil como destino. A diretora do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Lígia Lucindo, diz que é possível notar essa diferença: “o público que primeiro recorreu ao Brasil foi aquele que tinha melhores condições financeiras de deixar a Venezuela já no início da crise, e hoje, a gente tem notado que mesmo aqueles que tinham uma condição menos favorecida também estão recorrendo aqui ao território nacional”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias