O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, disse no último dia 23 de maio, que os Estados Unidos estão dispostos a responder “militarmente e sem misericórdia ”, se a China intervir em Taiwan com uso de força.
“Esse é o compromisso que assumimos”, afirmou Joe Biden a repórteres em Tóquio.
No ano passado, o presidente norte-americano fez declarações semelhantes, mas a Casa Branca interviu, e afirmou que a política de longa data dos EUA não mudou em relação à ilha.
“Aqui está a situação”, disse Biden durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
O chefe da Casa Branca disse que estaria disposto a usar a força para defender a ilha, provocando agradecimentos do lado taiwanês, mas enfurecendo o presidente da China, Xi Jinping.
A rivalidade entre EUA e China não fica devendo em nada para uma das guerras mais emblemáticas da mitologia grega. Assim como os titãs lançaram mão de uma poderosíssima arma para um último desafio aos deuses, na última segunda-feira 23 de maio, o presidente norte-americano, Joe Biden, “deu um ultimato aos chineses com Taiwan”.
“Concordamos com a política de ‘uma China’. Nós assinamos isso. Todos os acordos de atendimento [foram] feitos a partir daí. Mas a ideia de que isso pode ser tirado à força simplesmente não é apropriado, e é altamente perigoso sobretudo para a China!”
Fonte/ CNN BRASIL