Categorias: Manchete Polícia Uncategorized

Dona de pousada desmente informações oficiais de resgates as vítimas de queda de Helicóptero

Publicado por

A empresária Cintia Dane, proprietária da Pousada Canto Em canto Janaina, localizada a margem do Rio Croa, no município de Cruzeiro do Sul, através de um grupo de whatssap, alertou que as autoridades de segurança pública e Corpo de Bombeiros não resgataram as vítimas da queda do Helicóptero que estava à serviço da DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena, que caiu no início da tarde deste domingo, no meio da Floresta com sete pessoas a bordo, entre elas duas crianças, os pais , o piloto e copiloto.


De acordo com Cintia, o copiloto e o técnico em enfermagem, identificados respectivamente por Rodrigo e João Gomes saíram sozinho da mata, após caminharem cerca de quatro horas, onde chegaram em uma propriedade de ribeirinhos que os levaram de canoa até o Porto do Croa, em Cruzeiro do Sul.


“É preciso falar a verdade. Estamos todos aqui aguardando  chegada das vítimas. As crianças são as mais graves, a mãe delas sofreu uma fratura tá com dificuldades de andar na mata, já são quase meia noite estamos todos aqui acompanhando a chegada” disse em tom de revolta.


As duas crianças, os pais delas, e o piloto até as 21 horas estavam caminhando na mata, e até a meia noite eram aguardados no Porto do Croa.


Entenda o caso:


Na manhã deste domingo, 08, o Helicóptero que pertence a uma empresa privada que presta serviço ao Distrito Sanitário Especial Indígena- DSEI, órgão ligado ao Ministério da Saúde, saiu de Rodrigues Alves, com destino na aldeia Cocoaçu no Rio Envira pra ir buscar duas crianças que estariam com pneumonia.



No retorno, a aeronave caiu no meio da Floresta com sete pessoas a bordo.


O piloto e copiloto conseguiram entrar em contato com técnicos do DSEI e informaram sobre a queda, a informação foi repassada ao Corpo de Bombeiros Militar que enviou quatro militares.


Ocorre que o copiloto e o técnico de enfermagem conseguiram sair da mata sozinhos, e foram para o Hospital.


Apartir daí as informações passaram a ser desencontradas, pois o governo do estado através da Assessoria de Imprensa, divulgou nota informando que as quatros vítimas haviam sido resgatadas e duas encaminhadas ao Hospital do Juruá, fazendo entender que o resgate tinha acontecido com auxílio da força de segurança, porém os dois chegaram sozinhos, segundo Cíntia, e os quatros bombeiros enviados na missão, até à meia noite estariam a caminho do Porto do rio Croa.


Segundo a empresária, as autoridades de segurança faltaram com a verdade e que os sobreviventes graves ainda não receberam assistência, pois não haviam conseguido chegar a cidade.


Ainda na tarde de domingo, 08, a Agência Acre,  divulgou matéria confirmando o resgate, mas, até meia noite as duas crianças,  os pais e o piloto não haviam chegado ao Porto do Croa, em Cruzeiro do Sul, onde são aguardados por técnicos do DSEI.


Oficialmente nem o DSEI ou CASAI falaram sobre o acidente, apenas uma pessoa identificada por Miguel Washing afirmou que no momento oportuno a SESAI se pronunciaria sobre o caso.


Reprodução Rede Social

Secretário de Segurança e Comando do Corpo de Bombeiros confirmam resgate


Exército Brasileiro é acionado para auxiliar retirada de mecânico da mata


Em um relatório formal o Comando do Corpo de Bombeiros Militar, comunica ao Secretário de Segurança todo o trabalho realizado durante resgate das vítimas da queda do avião.


De acordo com o relatório na aeronave foram resgatados: o piloto, mecânico, técnico de enfermagem, esposo, esposa e seus dois filhos (gêmeos de 1ano e 4 meses).
As crianças estão com pneumonia e foram trazidas com seus pais e entregues à equipe do SAMU e da Saúde Indígena que aguardava no Porto do Croa. Os mesmos foram levados ao Hospital do Juruá.


Mecânico permanece no local do acidente sendo assistido pelos bombeiros


O mecânico não conseguia caminhar e reclamava de dores na região lombar, permanecendo no local do acidente juntamente com dois bombeiros. Seu deslocamento será realizado pela manhã com o reforço da guarnição.
A guarnição efetuou o corte de parte da aeronave para retirar o mecânico e colocá-lo na maca.


“No deslocamento de ida, a equipe encontrou o piloto e o técnico de enfermagem que já haviam saído da floresta e vieram pedir ajuda. Os mesmos estavam em bom estado de saúde, porém, foram até o Hospital do Juruá para avaliações” afirmou o Bombeiro.


Características da região:
Terreno alagadiço e chavascal. Primeiro percurso feito de barco (cerca de 15min), em seguida adentrou-se à floresta, onde a guarnição fez o percurso de cerca de 4 km na ida em 2h20.
Na volta o trajeto foi realizado em 5h20


Guarnição: 1° Ten Josadac, Cb Ricardo, Cb Dárisson e Cb Érlisson
(Os dois últimos permanecem com o mecânico no local).


Nesse momento está sendo feito contato com o Exército Brasileiro (61° BIS) para prestar apoio com militares na composição da guarnição que irá resgatar a última vítima.


Em matéria,  divulgada na Agência do governo, Secretaria de Comunicação confirma resgate.


 



Compartilhar
Publicado por