Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Do pré-sal às bombas: g1 entrou na maior refinaria de petróleo do Brasil e mostra curiosidades da produção de combustíveis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

No momento em que o país vive sucessivas altas nos preços do diesel e da gasolina, o g1 entrou na Replan, maior refinaria de petróleo do Brasil, para mostrar como funciona a produção dos itens que têm figurado como “vilões” da inflação no país em 2022.


Peças gigantescas, roupas especiais, fornos de até 1.300ºC, dutos de quase mil quilômetros, ligando a unidade a cidades de diferentes regiões do país… Reunimos estas e outras curiosidades do processo desde a extração no pré-sal até a chegada do produtos aos consumidores.


A Replan fica em Paulínia, cidade localizada a 122km da capital paulista, e produz 20% do petróleo refinado no Brasil, abastecendo nove estados da federação.


A planta, que completa 50 anos de existência nesta quinta-feira (12), é a maior da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo.


Grande, mas quanto?

 


A área total da refinaria, exatos 9.125.000 m², é equivalente a 1.200 campos de futebol. O tamanho equivale a 6,5% da área total da cidade de Paulínia, que tem 139.332 km², onde a refinaria se localiza.


São 17 unidades de produção ao todo, sendo que a primeira, de destilação, está em operação até hoje. Uma nova unidade vai ser construída, e prevê a geração de 6 mil empregos, diretos e indiretos.


O diesel é o carro-chefe, com 37.000m³ produzidos por dia, o suficiente para abastecer 74 mil ônibus com tanques de 500 litros.


Refinaria da Petrobras, Replan está localizada em Paulínia — Foto: Agência Petrobras.

Quanto tempo leva para produzir o combustível contando desde a extração do petróleo?

 


Segundo o gerente geral da Replan, Rogério Daisson, não se fala em semanas, mas, sim, em dias quando o assunto é o período necessário para produção de um combustível. Em média, menos de sete dias. Veja o passo a passo até o petróleo chegar na Replan:


  • O petróleo é extraído das bacias do pré-sal a uma profundidade de aproximadamente 7 mil metros.
  • É colocado em navios, que são direcionados para os terminais portuários.
  • O terminal do Porto de São Sebastião é o que destina parte do petróleo extraído à Replan.
  • O petróleo é retirado dos navios, colocado em tanques e bombeado em dutos para o terminal de Guararema, que é intermediário, e a próxima parada é a Replan.
  • É descarregado em uma espécie de “torneira” gigante.
  • Em seguida, é canalizado para a unidade de destilação, a primeira a processar o petróleo quando ele chega na refinaria.

Replan, a maior refinaria de petróleo da Petrobras, fica em Paulínia (SP) — Foto: Júlio César Costa/g1.

O preço do combustível em Paulínia é menor?

 


O processo de refino do petróleo entrega os produtos que saem da Replan com um preço estabelecido pela Petrobras, mas os custos variam por conta da logística de distribuição e distanciamento das cidades.


Como a Replan está em Paulínia, o preço da gasolina para os motoristas na bomba, por exemplo, também tende a ser mais baixo do que em outras cidades do estado de São Paulo, mais distantes.


No início deste mês, cidades da região de Campinas chegavam a cobrar R$ 6,957 pelo litro, caso de Amparo, enquanto Paulínia vendia nos postos a R$ 6,798.


Fonte/ G1


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias