Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Biblioteca Pública recebe lançamento de primeiro livro de educadora acreana

Foto: cedida
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Biblioteca Pública  Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, espaço de incentivo e apoio à cultura mantido pelo governo do Estado do Acre, foi o ambiente escolhido para o lançamento do primeiro livro de poemas da ex-professora Francisca Antonia da Silva, mais conhecida pelo apelido carinhoso de “Kika”. Com o título Flor e Ser, a coletânea de poemas traz reflexões e aprendizados que autora reuniu ao longo de anos.


Não por acaso, a cerimônia de lançamento do volume foi realizada na noite desta terça-feira, 10, data de aniversário da autora, com a presença amigos e familiares. “Mesmo sabendo que era meu aniversário, foquei tanto no livro que não imaginei que teria a grata surpresa que estou tendo, de ver tantas  pessoas aqui hoje reunidas. Sou grata a Deus por me permitir hoje estar aqui , e que esse ato de realização seja assim, compartilhado”, disse Francisca.


Biblioteca Pública do Estado recebe lançamento do primeiro livro de poemas de educadora acreana. Foto: cedida

Visivelmente emocionada, a autora relembrou momentos vividos entre a criação e a efetivação do projeto: “Foi um processo longo, desde bem jovem eu já escrevia, mas não valorizava o que escrevia, então rasgava, jogava fora, e alguns [escritos] guardei durante um tempo. Depois mostrei a uma amiga, que me apresentou à pessoa da editora, que foi um anjo na minha vida e hoje me auxiliou até aqui, e graças a Deus nasceu este livro.”


Para o ator e professor da Universidade Federal do Acre, Leonel Carneiro, cujo texto apresenta a publicação, “o leitor que quiser pode realmente se olhar como se fosse um espelho para as poesias, porque elas trazem, de uma maneira simples e didática, reflexões e maturidade sobre a vida, proporcionando ao leitor olhar para si, a partir dos poemas.”


Os títulos dos poemas foram o ponto de partida para elaboração do prefácio, que traz a assinatura do sociólogo, professor e também poeta Bauer Gama. “Tive a felicidade de, pela primeira vez na vida, ser convidado para fazer um prefácio. Depois de ler o livro, surgiu a forma de fazer, citando o título de cada poema. Foi assim que veio e ela [Kika], graças a Deus, gostou”, relatou Bauer.


“Poemas que expressam sentimentos com honestidade, de forma carinhosa e afetuosa pela natureza do ser da autora. Esses dias, li um pensamento de Paloma Prado dizendo que existem sentimentos que não podemos explicar, existem explicações que só os sentimentos podem expressar. Foi assim que li Flor e Ser, em que minha querida amiga expressa sentimentos através de seus escritos. Acredito que esta obra é apenas o início de muitas outras que virão”, avaliou a jornalista e estudante do Programa Pathwork de Transformação Pessoal, Socorro Dagnoni.


Na opinião de Raimundo Nonato Paiva, marido de Francisca, “ela é uma professora que está sempre aprendendo e transmitindo para todos”.


Sobre os planos, a autora revela que, no momento, a prioridade é anunciar a novidade e estimular outros realizadores: “Quero incentivar as pessoas, que muitas das vezes têm talentos escondidos, têm vontade de escrever, de publicar um livro e dizer que é possível, que acreditem”.


Sobre a autora

Francisca Antonia da Silva nasceu na zona rural de Plácido de Castro, no Acre, primogênita de um seringueiro cearense e de uma professora acreana.


Em 1975, a família veio morar na capital, Rio Branco, para que os filhos estudassem. Francisca conta que desde cedo queria ser professora e se encantava com as palavras.


Em 1988, concluiu o curso de Magistério e em 1990 ingressou na faculdade de Pedagogia. Em 1995, concluiu pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização, exercendo a sonhada profissão até 2017.


Atualmente aposentada da docência, continua atuante na vida, agora escritora do seu primeiro livro, Flor e Ser.


Fonte: Agência Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias