Ícone do site Ecos da Noticia

Acre está entre os 14 estados com sinal de crescimento de síndromes gripais em adultos, diz Fiocruz

Dados do último boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz, divulgados nessa quinta-feira (5), mostraram que o Acre está entre os 14 estados brasileiros com possível início de crescimento a longo prazo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adultos.


Os dados são referentes à Semana Epidemiológica, de 24 a 30 de abril e têm como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 2 de maio.


Casos de SRAG podem ser causados por vários vírus respiratórios. E, no caso do último relatório, a principal suspeita é que esse sinal esteja associado ao Sars-CoV-2 (Covid-19), que apresentou leve crescimento  na positividade entre os casos leves, mas pode também estar associado a um eventual retorno do vírus Influenza A (gripe).


Os estados que aparecem com sinal de crescimento nas semanas avaliadas são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.


Sobre as capitais, 11 apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo até a semana 17. A capital acreana, Rio Branco, está entre elas além de: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Vitória (ES).


Fonte: G1ACRE


Sair da versão mobile