Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

A oposição no Congresso atua 24hs em duas frentes para desgastar o governo Bolsonaro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Cenário de risco


O cenário do segundo semestre pode ser de risco se o Brasil não assumir uma grande campanha nacional de vacinação contra o Covid-19 para alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal em 90 dias. Esse foi o alerta feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) à Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne o Ministério da Saúde e representantes das áreas de saúde dos estados e municípios. Os secretários também estão preocupados com a interrupção na queda de casos, com nova tendência de crescimento, que poderá repercutir nas próximas semanas em aumento de internações e óbitos.


InfoGripe  


A alerta do Conass tem respaldo: o recente boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que o Brasil apresentou aumento de casos de Covid-19 em todas as regiões durante os últimos dias.


Proteção


Devido ao recrudescimento de casos, o uso de máscaras voltou a ser recomendado em várias cidades do País, como Nova Lima (MG), Betim (MG), Londrina (PR), Curitiba (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Canoas (RS).


Rejeição


Depois de o ex-presidente Lula selar aliança com Alexandre Kalil (PSD), o presidente Bolsonaro tenta se reaproximar do governador Romeu Zema (Novo). Sem avanços, por ora: Zema não quer vincular sua campanha à disputa nacional devido à rejeição ao governo Bolsonaro no Estado.


Caso Genivaldo


A oposição no Congresso atua em duas frentes para desgastar o governo Bolsonaro tendo como pano de fundo a trágica morte de Genivaldo de Jesus, em Umbaúba (SE), após truculenta abordagem de policiais rodoviários federais. Na Câmara, o PT quer convocar na Comissão de Trabalho o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques.


Missão


No Senado, a Comissão de Direitos Humanos – dominada pela oposição – vota amanhã requerimento que determina a criação de uma missão de senadores que irá acompanhar as investigações da morte. Os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), João Daniel (PT-SE) e Márcio Macêdo (PT-SE) também protocolaram projeto que pede indenização de R$ 1 milhão a familiares de Genivaldo.


Desconfiança


O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) lança hoje, em Brasília, sua pré-candidatura à Presidência sob desconfiança e divisão do próprio partido. Isso porque ele aparece zerado – sem pontuação – nas recentes pesquisas eleitorais e, nos Estados, dirigentes da legenda defendem apoio a Bolsonaro.


Bonde da Michelle


Os custos do passeio de dez dias a Israel da primeira-dama Michelle Bolsonaro – acompanhada pela ex-ministra Damares Alves, pelo maquiador Agustin Fernandez e pastores – permanecem sob segredo sagrado. À Coluna, a Presidência diz que “não tem um retorno” sobre o questionamento dos valores da viagem.


Preço


A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai contestar judicialmente a decisão, anunciada na semana passada pela Petrobras, de venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), no Ceará, à empresa Grepar Participações Ltda por US$ 34 milhões. Segundo estudo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo e Gás Natural, o preço negociado representa, pelo menos, 55% do seu valor em comparação com os cálculos estimados.


Turismo rural


A Comissão de Turismo da Câmara aprovou projeto (PL 4032/2020) que inclui a exploração do turismo rural entre as atividades passíveis de tributação. Hoje, a lei não reconhece esta modalidade de turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas.  Somente agricultura e pecuária estão previstas em lei. A proposta é de autoria do deputado Herculano Passos (Republicanos-SP).


Parceria eleitoral


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão firmar parceria de trabalho visando à fiscalização do processo eleitoral e o combate às fake news. O MCCE vai mobilizar mais de 70 organizações que integram a rede de parceiros do movimento.


Sob pressão


Pesquisa do Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo mostra que a pandemia prejudicou a condição psicológica de estudantes: 33% dizem hoje ter dificuldades de concentração sobre o que é transmitido em sala de aula; outros 18,8% disseram se sentir “totalmente esgotados e sob pressão”.


O cenário, as notícias e as investidas da oposição, são cada hora mais frequentes e o objetivo sempre é o desgaste do Governo. Não se observa notícias sobre uma gestão sem corrupção, não é interessante que a população saiba, que o Brasil está a aproximadamente 4 anos, sem mensalão, petrolão, e todos os outros “ãos” que conhecemos na gestão passada.


Fonte/ Portal Coluna esplanada


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias