Ícone do site Ecos da Noticia

Hepatite misteriosa em crianças se alastra por ao menos 12 países

Os casos de hepatite aguda em crianças, detectados em pelo menos doze países, sobretudo europeus, geram perguntas e também medo de uma nova epidemia. No entanto, a origem dessa grave inflamação do fígado continua a ser desconhecida.


Tudo começou no Reino Unido, que conta com o maior número de casos (114). Em seguida, foram revelados casos na Espanha (13), Dinamarca (6), Irlanda (menos de 5), Holanda (4), Itália (4), França (2), Noruega (2), Romênia (1) e Bélgica (1), segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).


Fora da Europa, Israel (12 casos) e Estados Unidos (ao menos 9) se juntam à lista.


As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos, mas a maioria é menor de 10 anos e muitas são menores de 5 anos. Nenhuma tinha outra doença. Houve uma morte.


“As investigações prosseguem nos países onde há casos. Até agora, a causa atual da hepatite é desconhecida”, disse o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e de Controle de Enfermidades).


Ministério da Saúde já alertou todos os estados brasileiros sobre o avanço dessa hepatite. O monitoramento está sendo feito pelo CIEVS/URR (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde/Unidade de Resposta Rápida) estadual.


Por Portal Tucumã


Sair da versão mobile