Como parte da programação alusiva ao Abril Verde, mês dedicado à prevenção aos acidentes no trabalho, profissionais do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) lotados em Rio Branco participaram, nesta terça-feira, 26, da palestra Noções de Primeiros Socorros. A atividade contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).
Ministrada pelos cabos BM Efraim Teodoro e Luigi Palu, a exposição apresentou procedimentos de primeiros socorros em situações de cortes, ferimentos com sangramentos, hemorragias, acidentes com animais peçonhentos, paradas cardiorrespiratórias e asfixias. No decorrer da atividade, como forma de fixação do conteúdo, foram realizadas simulações de alguns procedimentos.
De acordo com os palestrantes, no que refere a primeiros socorros o fator tempo é crucial: “Trabalhamos com o conceito da ‘hora de ouro’, no atendimento pré-hospitalar. A gente pode dizer que, aplicando técnicas de primeiros socorros a gente tem 100% de chance de salvar uma pessoa, e a cada minuto que passa a gente perde um percentual disso”.
Para Adalzemir Silva, a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a palestra podem ir além do ambiente de trabalho: “Em algumas empresas que trabalhei, já havia participado de formações nessa área. Mas nenhuma tão completa como essa, demonstrando como proceder em algumas situações, e isso agrega muito, não só na atuação profissional como na vida da gente.”
Abril Verde no interior
Na quarta, 27, a programação continua com palestras para servidores do Saneacre em Epitaciolândia, Brasileia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A ação, coordenada pela Divisão de Segurança do Trabalho do Saneacre, tem como principal objetivo colaborar para a construção de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho.
“Quando falamos em segurança do trabalho, o que vem à mente são equipamentos de proteção individual, capacetes e luvas, mas o assunto não se resume a isso; trata-se de um pilar que envolve também condições adequadas, com ambientes adequados e treinamento para que o servidor possa exercer sua atividade com segurança”, lembrou o chefe da divisão, Alcimar de Andrade.
De acordo com o titular da Diretoria Administrativa e Financeira do Saneacre, Jader Maia, a informação é um passo importante para a segurança no trabalho: “A expectativa é que este ano a gente possa deixar as pessoas ainda mais conscientes do que é necessário, os cuidados que cada um deve tomar de forma individualizada, especialmente para evitar determinadas situações e, em elas aparecendo, que tenhamos como fazer o atendimento provisório até que chegue o socorro profissional”.
A presidente do Depasa, Waleska Bezerra, enfatizou a necessidade do envolvimento de todos para o êxito das ações: “É nosso dever zelar pelo bem-estar e pela segurança de todos servidores do Saneacre. Nesse sentido, atendendo determinação do governo, estamos revitalizando espaços físicos nas sedes http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativas, ETAs, estações de captação, investindo na aquisição de EPIs e, sempre que necessário, orientando sobre normas e padrões de procedimentos de segurança. É nossa responsabilidade garantir as condições necessárias e cada um pode e deve colaborar”.
Por que Abril Verde?
Em 20 de novembro de 1969, uma explosão na mina de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu 28 de abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data também se tornou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, tendo o laço verde como símbolo.
Fonte: Agência Acre