Vídeo registra ‘chuva’ dentro de hospital durante temporal no interior do Acre

Foto: Reprodução

Um vídeo gravado por funcionários do Hospital Geral de Feijó registrou os transtornos causados pela forte chuva que atingiu a cidade de Feijó, no interior do Acre, na noite desse sábado (12).


Nas imagens, divulgadas pelo Sindicato dos Médicos (Sindmed), é possível ver um grande fluxo de água caindo do telhado na sala do consultório médico do hospital. A situação, segundo o sindicato, é a mesma na enfermaria da unidade.


Ao g1, a gerente-geral do hospital, Izirlândia Sousa disse que os problemas na parte da cobertura são por conta de a unidade ser antiga. Segundo ela, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) está ciente da situação e ainda esta semana deve iniciar um trabalho de reparo do hospital.


“Esse problema não é em todo hospital, pelo que vi nas imagens foi no consultório médico. Mas, já vai ser solucionado, esta semana a equipe de serviços gerais da Sesacre está indo fazer esses reparos. É uma cobertura antiga e toda época de chuva acontece essas situações, mas já vão ser reparados. Foi uma chuva forte, com vento e acaba mexendo com as telhas”, disse a gerente.


Fossa estourada e ambiente insalubre

No início deste mês, o Sindicato dos Médicos do Acre já havia denunciado a situação do Hospital Geral de Feijó. Segundo o sindicato, a unidade de saúde tem uma fossa estourada que deixa água de esgoto espalhados pelo terreno, presença de fezes e urina de ratos, além de falta de equipamentos.


Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesacre) informou que enviou uma equipe do governo na unidade de saúde no dia 25 de fevereiro e para verificar as necessidades. Após essa visita, foi dada uma ordem de serviço para manutenção da “estrutura, como reparos em paredes, forros, telhados e pinturas, no intuito de melhorar o ambiente para os pacientes e para os servidores.” Sobre a fossa, a empresa responsável vai fazer o desgotamento e limpeza.


A denúncia foi feita por servidores do hospital para o sindicado. Os trabalhadores relataram também que o ambiente de trabalho é insalubre, os banheiros têm retorno quando chove, o telhado tem goteiras em várias salas da unidade e o forro apresenta apodrecimento em algumas áreas e infiltração.


O Sindmed -AC afirmou também que a unidade de saúde não tem autoclave há cinco meses, que é utilizado para esterilizar os instrumentos médicos usados em cirurgias. Para não ficar sem a esterilização, esses equipamentos seriam enviados para Tarauacá, cidade vizinha. Porém, segundo o sindicato, as viagens aumentam a possibilidade de contaminação, o que torna o trabalho quase que inviável.


Forro do hospital é uma das áreas que precisa de reparo  — Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Forro do hospital é uma das áreas que precisa de reparo — Foto: Arquivo/Sindmed-AC


Nota da Sesacre na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Diretoria de Administração, em referência à possível denúncia pelo Sindicatos dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) ao Ministério Público, vem esclarecer que:


No dia 25 de fevereiro, a equipe da Sesacre, junto com a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, acompanhada também do Diretor Administrativo Daniel Rocha, estiveram no hospital de Feijó, onde viram de perto as necessidades da unidade.


As primeiras ordens de serviços já foram efetuadas como a da manutenção da autoclave, que segundo a empresa prestadora do serviço de manutenção, até a próxima semana estará em pleno funcionamento.


A unidade também receberá manutenção da estrutura, como reparos em paredes, forros, telhados e pinturas, no intuito de melhorar o ambiente para os pacientes e para os servidores. Quanto as fossas, já foi acionado a empresa responsável e a mesma irá fazer o desgotamento e limpeza. Além disso, a unidade também passará por uma reforma mais ampla, a qual já encontra-se em processo de licitação.


Paula Mariano
Secretária de Estado de Saúde


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias