As Unidades de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) Maria Barroso, na Baixada da Sobral, e Cláudia Vitorino, no bairro Taquari, deixam de atender exclusivamente pessoas com síndromes gripais e Covid, a partir de segunda-feira (14).
Antes, para ampliar a assistência à população, essas unidades abriam das 7h às 17h. Agora, o horário será das 8h às 16h a partir de segunda-feira (14). No pico dos casos, as duas uraps chegaram a ficar abertas até às 22h.
A mudança foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quinta-feira (10).
Em dezembro do ano passado, um surto de síndrome gripal lotou as unidades de saúde do estado e dos municípios acreanos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, por exemplo, chegou a registrar 700 atendimentos por dia.
Foi preciso montar uma tenda ao lado da entrada principal para poder poder atender os moradores da capital.
Já em janeiro desse ano, os casos de Covid-19 aumentavam no estado acreano também no início do ano. Foi em janeiro que a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) registrou 1.529 casos novos em 24 horas, atingido um novo recorde. Assim, o Acre enfrentava a terceira onda de Covid.
A explicação para o aumento foi a chegada da variante Ômicron no estado.
“Passamos por uma onda muito forte de síndrome gripal envolvendo uma terceira onda da Covid, que ficou muito dentro da atenção básica. Então, fomos muito massacrados dentro da nossa rede e para poder atender a população mais rápido e com qualidade disponibilizamos duas unidades de referência. Paralelo a isso, todas as outras unidades estavam atendendo a população com testes, consultas médicas e dispensação de medicação”, explicou a secretária de Saúde de Rio Branco Sheila Andrade.
A secretária destacou que não há mais necessidade dessas duas unidades ficarem atendendo exclusivamente casos de síndrome gripal. Segundo ela, moradores com sintomas de gripe podem receber atendimento em qualquer unidade de atenção básica da rede municipal.
“Voltam todos os atendimentos dentro a atenção básica, do horário normal para atender a população com tudo que a atenção básica oferece. Continuamos com todas as unidades da atenção básica atendendo essa população. Já temos os testes, se necessário for vamos fazer os testes rápidos para Covid, vamos tratar, passar pelo médico e fazer a dispensação de medicamentos para qualquer pessoa que necessite”, complementou.