As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Gildo Ferreira e Antônio Alves, em Assis Brasil, interior do Acre, estão sem atendimento médico por falta de profissionais. A informação foi divulgada pela prefeitura da cidade, nessa quarta-feira (16), mas desde a semana passada que as unidades estão sem oferecer os serviços aos moradores.
Conforme a gestão, o município contava com três médicos do Programa Médicos pelo Brasil. Contudo, um pediu desligamento para fazer especialização e o contrato de outra médica expirou.
O prefeito Jerry Correia disse ao g1 nesta quinta (17) que comunicou a situação pelo sistema do Programa Médicos pelo Brasil e aguarda resposta. Também é feita buscas por profissionais junto ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), mas até o momento não houve resposta.
“Enquanto isso, queremos contratar de maneira direita em caráter emergencial. Contudo, não têm médicos com CRM disponíveis para atuar em Assis Brasil”, lamentou.
A Unidade Mista de Saúde Estadual também está com desfalque de um médico. Geralmente, a unidade conta com seis médicos para atender os moradores, mas um dos profissionais pediu liberação para residência médica.
Com esses desfalques, a população consegue atendimento médico na UBS Terezinha Batista e na Unidade Mista de Saúde Estadual.
“Nossa necessidade é de um médico que resida na cidade para auxiliar na escala de sobreavisos de emergências quando a unidade, porventura, ficar desassistida de médico quando houver transferência de pacientes em que o plantonista tenha que acompanhar”, disse a diretora da Unidade Mista de Saúde, Valéria Moraes.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) disse que vem ‘realizando os devidos procedimentos para o envio de um outro profissional de saúde para a unidade, tendo em vista que, anteriormente já foi feita a contração de servidor que já está atuando no município’.