A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio/AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), realizou uma pesquisa e constatou um aumento de 1,48% na cesta básica em Rio Branco.
De acordo com os dados levantados, o acreano com família composta por três adultos gastaria mensalmente, R$ 577,09. A pesquisa, realizada de fevereiro a março, teve como cálculo 15 produtos comercializados em cinco supermercados da capital.
Maria de Fátima Santos, 43 anos, mãe de cinco filhos, com idades que variam de 5 a 17 anos, trabalha em serviços gerais e recebe um salário mínimo. “Tenho sobrevivido, faz tempo que fui cortando alguns alimentos da lista de compras, nem o básico a gente está podendo comprar mais”, diz.
A situação de Maria de Fátima, assim como de outras famílias que se encontram na mesma situação para manter o pão de cada dia na mesa, pode piorar com os aumentos no preço do gás de cozinha e gasolina, é o que destaca o consultor da presidência da Fecomércio/AC, Egídio Garó, sobre o cenário mundial, que já está impactando diretamente toda uma população.
De acordo com o consultor, os conflitos no leste europeu podem interferir no preço dos fretes, tornando os produtos que por aqui chegam com valores mais elevados.