A Prefeitura de Sena Madureira, interior do Acre, decretou situação de emergência por conta da enchente do Rio Iaco. O manancial transbordou novamente e marcou 15,63 metros às 15h desta terça-feira (22). A cota de transbordo do manancial na cidade é 15,20 metros.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda (21).
“O rio subiu muito e a gente retirou muitas pessoas para os abrigos. A preocupação é muito grande porque sabemos que as cabeceiras estão muito cheias. Estamos de alerta porque se passar dos 16 metros tenho que decretar estado de calamidade”, resumiu o prefeito Mazinho Serafim.
O Corpo de Bombeiros do município informou que há 20 famílias desabrigadas e desalojadas, que foram para casa de parentes, 11. No total, a enchente já retirou de casa 31 famílias, totalizando 153 pessoas ao todo.
Essas pessoas é que foram atendidas, retiradas e cadastradas pelas equipes de resgate da cidade.
Ainda conforme o comando, os desabrigados instalados nos seguintes espaços:
- Ginásio Hemilton Gadelha
- AABB
- Escola Messias
- Escola Assis Vasconcelos
A comandante do Corpo de Bombeiros em exercício, sargento Atila Costa de Souza, disse que o rio voltou a encher novamente após o dia 14 desse mês. As famílias atingidas na enchente em fevereiro, quando o rio marcou 14,69 metros, solicitaram uma nova retirada.
Corpo de Bombeiros já retirou 153 pessoas de casa por conta da enchente — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Sena Madureira
“Subiu bem rápido e essas mesmas famílias que tinham pedido para voltar para casa foram removidas novamente. Estava tranquilo, mas agora ultrapassamos a cota de transbordamento e começamos a retirar as pessoas novamente”, acrescentou.
Segundo a sargento, foram removidas famílias dos bairros:
- Centro
- Vitória
- Praia do Amarílio
- Bom Sucesso
- Cafezal
- Vila Militar