Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

PF prende cacique e servidor da Funai por receberem propina para facilitar entrada de garimpeiros em terra indígena da região

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Polícia Federal em conjunto com o Ibama deflagrou, no fim da tarde de ontem (domingo, 20), a “Operação Ato Reflexo”, para desarticular uma associação criminosa para cometimento de crimes ambientais e crimes contra a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública envolvendo um servidor da Funai, uma liderança indígena e garimpeiros ilegais.


Durante ações de fiscalização em uma terra indígena localizada entre os municípios de Juína e Aripuanã, ambos em Mato Grosso, foram apreendidos dois celulares. Após a análise dos aparelhos, foi constatado que um servidor da Funai trabalhando como “agente duplo”, utilizando sua função pública para repassar, previamente, informações a alguns garimpeiros sobre a realização de operações de crimes ambientais realizadas por policiais federais e o Ibama , e cobrando para dar tal informação. Também foi confirmada a participação de uma liderança indígena que recebia 20% do ouro extraído da Terra Indígena.


Foram cumpridos os mandados de prisão expedidos pela Vara Cível e Criminal de Juína em desfavor da liderança indígena e do servidor da Funai. O proprietário de máquinas a quem foi transmitida a informação de que haveria operação policial dirigida aos garimpos até o momento encontra-se foragido.


As investigações terão continuidade para identificar os indivíduos envolvidos nas demais práticas criminosas investigadas.


Fonte: Imagem ilustrativa
Autor: Da redação


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias