Um vídeo circula nas redes sociais, onde uma usuária do transporte público de Rio Branco narra que os passageiros estão descendo do ônibus para o veículo possa subir a ladeira, na Avenida Ceará, Centro da capital acreana.
Nas imagens, gravadas na quinta-feira, 10, é possível observar os passageiros descendo do veículo que faz a linha Avenida Ceará/Terminal Urbano. “Desceu a metade do pessoal do ônibus, agora vai subir. Isso, aqui, meu povo, é nosso Acre, nosso Rio Branco, que as pessoas têm que descer do ônibus, porque o ônibus não sobe a ladeira com o povo que tá dentro”, diz a mulher, que não teve a identidade revelada.
Recentemente, uma nova empresa assumiu 31 linhas que foram abandonadas pela Auto Aviação Floresta, na capital. Mas o veículo em questão não faz parte da nova frota, ele é da empresa Via Verde e São Judas, que, de acordo com um funcionário, que prefere não se identificar, são, atualmente, de responsabilidade da prefeitura de Rio Branco.
“Quem está de responsabilidade da Via Verde e a São Judas é a prefeitura. E eles tinham que bancar tanto o salário dos funcionários como a manutenção dos carros e compras de peças, mas isso ela [prefeitura] não está fazendo. A única coisa que estão fazendo é abastecendo os carros pra rodar, que são poucos que estão nas linhas, e pagando a diária do motorista, que não é nem salário, o motorista trabalha e quando termina sua jornada recebe os R$ 100”, desabafa o funcionário.
Nossa equipe entrou em contato com a assessoria da prefeitura, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos retorno.
Vídeo: