Líder do PCC, Marcola está em área dominada pelo Comando Vermelho

Durante meses, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) traçou estratégias para transferir o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Herbas Camacho, o Marcola, da capital federal. Com base em estudo técnico e análise de risco, o órgão concluiu que o melhor local para manter o criminoso seria capital Porto Velho, em Rondônia.


Um dos motivos é que o PCC não está consolidado na região, que sofre forte influência da facção carioca Comando Vermelho (CV). Outro grupo que domina a região é a Família do Norte (FDN). Criada em 2007, é uma das maiores facções do Amazonas sob a liderança dos narcotraficantes Zé Roberto da Compensa, João Pinto Carioca e Gelson Carnaúba.


Apesar de a mudança de Marcola ser defendida por autoridades do DF, como o governador Ibaneis Rocha (MDB), e pelo próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a troca também cumpre o plano estratégico do Sistema Penitenciário Federal.


A norma visa “combater o crime organizado, isolando suas lideranças e presos de alta periculosidade”. Além de aplicar medidas como a implementação de tecnologia para reforçar a segurança, uma das metas é identificar e antecipar estratégias e a necessidade de adequação.


Fonte: Diário da Amazônia


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias