O governador do Acre, Gladson Cameli, assinou, neste sábado, 5, em Xapuri, a ordem de serviço para a construção da Ponte da Sibéria.
A obra, que será realizada com recursos próprios e terá o valor de R$ 1,3 milhão, vai beneficiar os mais de 20 mil moradores da região, que utilizam balsa para fazer a travessia no Rio Acre.
Moradora do bairro Sibéria, dona Helena Lima, 65 anos, diz que a construção da ponte é um sonho. “Eu saí do seringal pra cá, há 30 anos, sempre ouvi falar nessa construção”, diz dona Helena que relata já ter aguardado mais de 2h para fazer a travessia.
“Uma vez cheguei 9h da manhã e consegui atravessar era mais de 11h. Claro q a balsa ajuda muito, mas com a ponte será muito melhor”, conta.
A origem da Sibéria
O bairro da Sibéria teve origem nos nos de 1970. Começou como um lugar para acampamento de seringueiros que chegavam da floresta para a cidade e que pousavam ali antes de atravessar para fazer negócios do outro lado do rio.
Era a época do início do movimento dos trabalhadores rurais e seringueiros, identificado como de esquerda. Por isso, o nome Sibéria, em alusão a parte da União Soviética que ficava mais distante e isolada.
Daí, aos poucos, o acampamento foi virando bairro, se desenvolveu, urbanizou e hoje chega a concentrar até 20 mil pessoas que ainda se ressentem de ter que fazer a travessia do rio Acre em balsa ou catraias.
“Xapuri deixa de ser princesinha e vai virar rainha”, diz Gladson Cameli
De acordo com o governador, todo desenvolvimento no estado durante seu mandato é fruto de união de toda a equipe gestora. “Xapuri deixa de ser a princesinha e vai virar rainha do Acre”, dispara o governador, que afirma também que é os investimentos para o município ultrapassam os R$ 100 milhões com o apoio da bancada federal e estadual.
Ainda segundo Gladson, sua grande preocupação é a geração de emprego e renda para o povo. “É mais uma promessa sendo cumprida, primeiro passo e segundo será a inauguração”, afirmou.
Na oportunidade, Gladson também assinou a ordem de serviço para o cercamento do aeródromo.
Governo visa priorizar contratação de moradores de Xapuri para a construção da ponte
Ainda durante discurso o governador falou sobre priorizar trabalhadores que morem em Xapuri para trabalharem na construção da ponte e no cercamento do aeródromo. O que agregará ao município geração de emprego e renda.
Esteve presente no ato solene o presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Petrônio Antunes, que ressaltou que a construção da ponte é importante para todo o Acre, pois vai ligar o bairro Sibéria, onde se concentra a metade da população de Xapuri, e gerar economia durante a obra e, posterior, para que os produtores possam passar com suas cargas.
“A construção civil gera muitos empregos diretos e indiretos. A orientação do governo é que contrate, com prioridade a população local”, finalizou.