Ícone do site Ecos da Noticia

Ginasta russo usa símbolo da guerra em pódio ao provocar ucraniano

Após ficar em terceiro lugar na Copa do Mundo de Ginástica Artística, o russo Ivan Kuliak decidiu provocar o ucrâniano Illia Jovtun, que ficou com a medalha de ouro. Com uma letra Z, feita em esparadrapo branco, ele subiu ao pódio para receber sua premiação.


A menção do ginasta à invasão russa é clara, uma vez que diversos tanques e carros blindados do país de Vladimir Putin, que estão na operação, utilizam o mesmo escrito em sua carcaça. A letra se remete à expressão “za pobedu”, que significa “para a vitória”. O local escolhido para a o símbolo foi justamente o peito, local onde estava grafada a bandeira da Rússia.


Kuliak, de 20 anos, não contou com a presença da bandeira de seu país na cerimônia, uma vez que a Rússia sofreu sanções em diversos segmentos do mundo, um delas no esporte.


Por ser a penúltima instituição olímpica a anunciar uma sanção aos atletas russos, a Federação Internacional de Ginástica permitiu com que os competidores daquela nacionalidade participassem da Copa do Mundo. Entretanto, a partir de segunda-feira (7/3), eles estarão banidos de qualquer competição.


Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:


Por Metrópoles


Sair da versão mobile