O defensor público, Jerson Boaventura, que já trabalhou no município de Cruzeiro do Sul por quase 5 anos — no período de 2002 à 2006 – vem buscando atender os reeducandos dos municípios vizinhos.
A posse dos 15 novos defensores será em Rio Branco nesta terça-feira, 15. Dentre eles, 4 serão transferidos para o município de Cruzeiro do Sul para atender Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. A expectativa é de que esses profissionais permaneçam na cidade por tempo indeterminado.
Em Porto Walter, com a ajuda de dois assessores, Jerson destaca que conseguiram atender mais de 100 pessoas em dois dias. Isso já significa muito à população do município, visto que não há suporte da área profissional na região.
O defensor público estará no presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, à disposição dos familiares de pessoas condenadas a regime fechado que não tenham mais recursos.
A realidade de Cruzeiro do Sul nos últimos anos não é a mesma comparada há 15 anos atrás. Em decorrência disso, o sistema da defensoria está sendo mudada para melhor atender a população.