A capital acreana, Rio Branco encerrou o mês de fevereiro com 100 milímetros a mais de chuvas do que era esperado para o período, o que representa 33% a mais do volume esperado, conforme dados da Defesa Civil municipal.
“Em fevereiro como é sempre esperado, nós tivemos chuvas acima da média, que é de 299 milímetros e nós tivemos 399 milímetros”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Com esse volume de chuvas, a capital ultrapassou a cota de alerta que é de 13,5 metros e teve pelo menos quatro bairros atingidos, com remoção de uma família e monitoramento de outras 12.
“Mas, além do rio também tem os igarapés, sendo que cinco transbordaram no mês de fevereiro, e com isso tivemos pelo menos 50 famílias atingidas. E ainda tem o monitoramento que fizemos com cerca de 500 famílias”, acrescentou.
No mês de março, o coordenador disse que a expectativa é que o volume de chuva também seja superior à média esperada, que é de 300 milímetros. Conforme os dados repassados por Falcão, apenas nos primeiros cinco dias deste mês, já choveu 74,5 milímetros.
“Tem previsão de chuva para todos os dias e devem se intensificar a partir do dia 11 de março e a depender desse volume vamos ultrapassar a cota de atenção que é de 12 metros e tem a grande possibilidade de atingir a conta de alerta, que é 13,5 metros. Com tudo isso, temos no mês de março 70% de risco de inundação”, concluiu.
Por G1 Acre