posto village ezgif.com gif to avif converter

Casal de ucranianos que buscou refúgio na Bolívia são impedidos de entrar no país

Ludmila Kudenko explicou que os consulados ucranianos no Brasil, Argentina e o honorário boliviano intervieram, mas não foi possível a entrada do casal em Santa Cruz de La Sierra.


Um casal ucraniano chegou ao aeroporto internacional de Santa Cruz, Viru Viru, em busca de refúgio da guerra que atravessa seu país, mas foram devolvidos à Argentina mais cedo. O casal foi detido por 15 horas no terminal do aeroporto, relataram moradores ucranianos.


“Infelizmente descobrimos que a Bolívia se declarou neutra no conflito de guerra e infelizmente não pôde entrar em Santa Cruz. Com essa situação, ucranianos que moramos na Bolívia, não poderão receber parentes em suas casas e se tornaram migrantes na Europa em busca de um lugar para morar”, disse ele.


Kundenko lamentou o tratamento recebido por seus compatriotas que estão fugindo da guerra em seu país e foram convidados por ela para vir ao país. “Esses meninos foram denunciados depois de várias horas detidos em Viru Viru. Houve várias observações na Imigração, como o fato de sua passagem ter Assunção do Paraguai como destino final e a carta convite não ter sido endossada pela Imigração, mas o estranho é que agora observam tudo isso quando não era assim antes”, disse Kundenko.


Os cônsules ucranianos no Brasil, Argentina e o cônsul honorário da Bolívia intervieram no caso, mas não foi possível a entrada do casal na capital de Santa Cruz.


“Nós imploramos para que eles permaneçam humanitariamente, mas eles nem nos deixaram vê-los”, acrescentou. Kundenko mostrou que seus compatriotas tinham uma carta de convite autenticada para visitar o país como turistas, mas por ignorância cometeram o erro de dizer que vieram como refugiados. “Pedimos um tratamento mais humano para nossos compatriotas que deixaram a Ucrânia, deixando para trás suas famílias. A situação lá é muito difícil”, disse entre lágrimas. “Os meninos vieram à minha casa, eu os convidei”, acrescentou.


O casal havia fugido para a Alemanha quando a guerra começou e de lá eles viajaram para a Argentina. Na sexta-feira, às 18h, chegaram a Viru Viru e foram devolvidos àquele país às 9h deste sábado.


A explicação da migração


A este respeito, o diretor de Migração em Santa Cruz, Jorge Daga, indicou que existe um protocolo de cumprimento estabelecido pela normativa vigente, que deve ser cumprido por qualquer estrangeiro que chegue ao país. “O casal de nacionalidade ucraniana que chegou da Argentina não atendeu a esses requisitos, porque não tinha a passagem de volta confirmada, nem o hotel ou endereço de reserva, nem a carta convite formal credenciada pela Migração”, observou Daga.


“Se estes requisitos não forem cumpridos, o que procede é a admissão e o seu regresso ao país de onde vieram”, disse.


Daga garantiu que o país cumpre todos os acordos e convenções internacionais vigentes.


Fonte: El Deber/O Alto Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias