As visitas de familiares aos presos de Cruzeiro do Sul serão retomadas neste sábado, 26, e domingo, 27. O acesso das famílias ao presídio estava suspenso desde o dia 25 de janeiro por causa da Covid-19.
A decisão quanto ao retorno foi tomada nesta terça feira, 22, em reunião entre membros da secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN, e secretarias Estadual e Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul. Foi levado em conta que neste período nenhum preso foi infectado por Covid, a queda nos números de casos positivos de Covid–19 em Cruzeiro do Sul, a redução nas internações da Clínica Médica e a baixa nas internações na UTI do Hospital Regional do Juruá.
A determinação dos membros do Plano de Ação de Enfrentamento ao Covid-19 de Cruzeiro do Sul, que se reúnem quinzenalmente na Sala de Situação, é de que haja o controle sanitário dos visitantes conforme as orientações dos órgãos de saúde e com o rigor dos decretos do
Executivo Estadual e Municipal.
As reuniões para a avaliação quanto à permanência das visitas em razão da pandemia da Covid–19 terão continuidade para garantir a segurança dos detentos e em caso de surgimento de risco aumentado de contaminação, a visitação será suspensa novamente.
O presídio de Cruzeiro do Sul tem cerca de 700 presos. Desde o início da pandemia 19 presos tiveram Covid e 2 morreram por causa da doença sendo um homem e uma mulher. A vacinação contra a Covid-19 dos presos começou em janeiro do ano passado e o ciclo vacinal foi concluído em setembro.