Nos últimos dias, o Rio Juruá subiu, mas agora se mantém apresentando uma possível vazante.
Na manhã desta segunda-feira, 14, o Rio Juruá está com 11,34m, porém já com uma subida muito lenta, tendo em vista que nas últimas 48 horas não apresentou enchente ou chuvas significativas nas cabeceiras. A chuva significativa foi somente na cidade de Cruzeiro do Sul. “A expectativa é que ainda vai chover até abril, por isso ainda não estamos descartados de enchente até o mês de abril”, destacou José Lima, coordenador da Defesa Civil.
Em 2008 houve a maior enchente, onde o rio atingiu 13,95 cm no mês de abril e em 2020 a cota atingiu 13,22 cm. Até abril, não há descarte de possíveis enchentes.
A Defesa Civil está com todo o efetivo pronto, plano de contingência traçado, reuniões com a Prefeitura, que já disponibilizou os equipamentos necessários para atender à população caso venha a ocorrer enchentes.
A Defesa Estadual também enviou equipamentos que já havia recebido da Defesa Nacional: dois pluviômetros para medir a quantidade de chuva, que cai principalmente na cidade. Os aparelhos ajudarão na identificação de encharcados na cidade, e também a Defesa Civil a ficar atenta com possíveis deslizamentos.
No domingo, 13, em Cruzeiro do Sul houve 48 mm de chuva, que já deixa a preocupação para tais ocorrências.
Fonte: Juruá Online